Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 31 de maio de 2015

A Prática e o Not-Self

Muga no Kyochi (o reino do não-self), como dizia O'Sensei, é um termo que é derivado do Budismo, que nos evoca os estado de mente vazia (Muga Mushin) durante qualquer prática, seja Marcial ou do Zen. Morihei Ueshiba O'Sensei ensinava à seus discipulos, principalmente aos Uchideshii que esta estado era muito importante, a prática dos principios Aiki são para, pouco à pouco, dissolvermos o Ego, retornando à fonte.

O termo é composto pelos Kanjis:

Mu que significa "sem, ausência", GA que signifiga "eu", logo este termo significa "sem eu, sem-ego". NO é a particula de ligação (de), sendo o proximo termo composto de dois Kanjis KYOUCHI- estado ou situação.

Este estado é que facilita nossa harmonização com o Universo, como a gota de água se unificando com o Oceano, sendo este um grande ensinamento de O'Sensei.

A meditação nos ajuda nesta prática, até o instante que passamos a executar a prática marcial de mente vazia, no estado do não-eu. Foco na respiração e no Hara, e pouco a pouco, com o tempo se torna automático.

Boa Prática.

Oss.

Baseado em artigos de de Stanley Pranin Sensei, Inoue Sensei e Cristopher Li Sensei; outras fontes de consulta podem ser vistas nos seguintes sites  shoshin.overblog.com ; .aikiweb.com/forums ; .aikiweb.com/forums






4 comentários:

  1. A ver si consigo vaciar mi mente por lo menos para mi examen del sábado Ricardo, ahora mismo tengo tantas cosas dentro que no se por donde empezar a desalojar... xD.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo creo que en la hora de el examen, tu mente se quedará vacía y todo será perfecto. Éxito. Muchas gracias por tu comentario.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Buenos días Ricardo,
    Un buen trabajo que nos recomienda O Sensei, pero con paciencia y mucho trabajo nos acercaremos a ello, muchas gracias por compartir esta hermosa reflexión
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, Carina,
      Si, es verdad, paso a paso, poco a poco pasamos a experimentar esta estado.
      Muchas gracias por tu comentario.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails