Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Despertar e Caminho da Paz - Morihei Ueshiba

No momento de sua Iluminação, Mestre Morihei Ueshiba teve a consciência que a fonte do Budo é o Amor de Deus - o espírito de proteção amorosa por todos os seres e que o desperto é desprovido de ódio e ganância. Ele deve seguir os princípios naturais e harmonizar o material com o espiritual.. Budo é aceitar o espírito do universo, manter a paz do mundo, corretamente produzir, proteger e cultivar todos os seres. Ueshiba O’Sensei sempre orientava seus discípulos ao caminho da concórdia e da paz, nos mostrando que a crença de existir um inimigo e um traço egóico, uma ilusão. O Caminho se centra no Coração, pois se não tivermos algo no Coração, se não desenvolvermos a Compaixão, então é impossível percorrer trilha do despertar.

O’Sensei nos mostrou que é possivel aprender a técnica mas sem este vinculo com o Universo, que se faz através da Compaixão, não se alcança o objetivo final sucesso; pois devemos ter consciência que todos são manifestações de uma mesma Realidade:

"O verdadeiro Budo é a Via do Amor Universal, da Compaixão e do desejo de proteger a todas as coisas (...)

“Ninguém precisa de prédios, dinheiro, poder ou status para praticar a Arte da Paz. O Céu é exatamente onde você está de pé, e que é o lugar para praticar.”

“No entanto, se o mal vem, devemos ser fortes o suficiente para varre-lo e proteger a Justiça.”

“Quando a vida é vitoriosa, há o nascimento. O verdadeiro guerreiro está sempre envolvido na luta pela paz.”

“O Caminho do Guerreiro é parar os distúrbios antes de começar. É para superar adversários espiritualmente, fazendo-os perceber a loucura de sua ação. O Caminho do Guerreiro é estabelecer a harmonia.”

“Devemos expulsar os demônios com a sinceridade da nossa respiração e não com uma espada.”

“A fim de estabelecer o paraíso na terra, precisamos de um Budo que é puro de espírito, que é desprovido de ódio e ganância. Ele deve seguir os princípios naturais e harmonizar o material com o espiritual”.

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em artigos sobre a vida de Morihei Ueshiba O’Sensei.

4 comentários:

  1. Muy hermosa reflexión, muchas gracias Ricardo
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Si, son muy sábias las palabras de Ueshiba O'Sensei.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Buenos días Ricardo,

    Magníficas palabras las de Ueshiba, pero permíteme centrarme en una de sus frases, es esta: “A fim de estabelecer o paraíso na terra, precisamos de um Budo que é puro de espírito, que é desprovido de ódio e ganância. Ele deve seguir os princípios naturais e harmonizar o material com o espiritual”. Me gustaría saber tu opinión a cerca de las guerras intestinas que en muchas ocasiones se producen entre maestros, escuelas, etc, crees que realmente entienden las palabras del fundador o sus egos los ciegan?

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Has definido muy bien la situación: si el ego se impone, la persona aún no ha alcanzado el Despertar.Las palabras del Fundador; ellas que no pueden ser entendidas; esta conciencia solo se alcanza despues de ser trascedido el ego. El que llega a la conciencia; no hay signos externos de la ira, el odio, la codicia o el poder. Tu conclusión es correcta: las acciones hablan más que las palabras, y nos muestran donde este individuo está, si todavía vive en la ilusión del ego.
      Muchas gracias por tu comentario.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails