Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 20 de julho de 2014

Aikibudo e Ueshiba O’Sensei

Encontrei vários artigos sobre a a prática de Budo de Ueshiba O’Sensei, nos mostrando que o nome da Arte, ainda em 1942 (outros afirmam que a edição era de 1946, porem a primeira data é que parece ser a mais correta), segundo um artigo publicado na Revista Shin Budo daquele ano era Aikibudo. O titulo era “Tenshin Ryu Aikibudo, por Moritaka Ueshiba Sensei”. A revista relata ser este uma prática marcial apropriada para os tempos que o Japão estava atravessando, durante guerra.

Na época, era denominado Aikibudo Tenshin Ryu por incorporar cinco técnicas, que O’Sensei afirmava ter estudado e incorporado, seriam elas: Daito-Ryu Jujutsu, Yagyu-Ryu Jujutsu, Aioi-ryu Heiho, Shinkage-ryu Heiho e Hozoin-ryu Sojutsu.

Podemos notar, que aos 61 anos, nome de O’Sensei ainda era Moritaka Ueshiba, cujo kanji é a associação de Mori – floresta com Takashi, sendo que este ultimo nos transmite um senso de um filho muito devoto e piedoso. Só mais tarde é que Ueshiba O’Sensei muda sei nome para Morihei, cujo o sentido seria de “Paz Abundante”.

O’Sensei dizia no artigo da revista Shin Budo:

“ Não existe kata em Aikibudo. Todos os fenômenos do mundo variam constantemente de acordo com as circunstancias particulares e não há duas situações são exatamente iguais. É ilógico treinar usando apenas um único kata, limitando assim a si mesmo. "

Podem ver algumas fotos neste vídeo abaixo 




Boa Prática.

Oss.



Baseado em artigos sobre Aikibudo e memórias de Ueshiba O'Sensei



4 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Muy interesante el relato de los comienzos de O Sensei en la búsqueda de su arte marcial, estoy de acuerdo que en Aikido no hay katas, los katas se utilizan para empezar a aprender con ejercicios repetitivos, cuando avanzas los kata se transforman en waza, es decir actuando sin pensar. Muchas gracias y feliz domingo
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Carina,
      Muito interesante tu comentário, excelente vision; muchas gracias.
      Que tengas un excelente domingo también.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Impresionante documento Ricardo, muchas gracias por compartirlo, me encanta ver este tipo de fotografías antiguas. En algunas de las fotos, puede ser que estén practicando técnicas de fusil con bayoneta?

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Realmente O'Sensei parece estar con un fusil con bayoneta, estaban en guerra. Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails