Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Paz para o Mundo

Como sabemos, Morihei Ueshiba O’Sensei, após ter participado de várias guerras, percebe, em sua iluminação, que todos os seres fazem parte de uma mesma família, que o mundo deve ser de harmonia e concórdia. Nestes tempos de conflitos que estamos vendo, penso que deveríamos reler e meditar mais sobre os ensinamentos deste Grande Mestre, que denominou seu Budo como a Arte da Paz:

"A Arte da Paz é remédio para um mundo doente. Nós queremos curar o mundo da doença de descontentamento, a violência e a discórdia. Existe mal e desordem no mundo porque as pessoas se esqueceram de que emanam todas as coisas a partir de uma única Fonte. Retornar à Fonte e deixar para trás todos os pensamentos egoístas, desejos mesquinhos e raiva; pois aqueles que são possuídos por tudo isto, nada possuem."

Ele nos aconselha:

"Seja grato mesmo por dificuldades, contratempos, e pessoas más. Lidar com tais obstáculos é uma parte essencial da formação na arte da paz. "

"Assim se você se preocupar com " bom "e" ruim " a respeito de seus companheiros, você cria uma abertura em seu coração para a maldade entrar. Testar, concorrer e criticar os outros, esta atitude vai enfraquecer e derrotar você. "

Nos seu últimos dias, Ueshiba O’Sensei, falou aos seus discípulos:

“O Aikido é para o Mundo todo. Não serve a propósitos egoístas ou destrutivos. Treinem incessantemente para o bem de todos (os seres humanos).”

O’Sensei sempre nos convidava a refletir sobre a Paz e o Amor Universal, como escreveu neste poema, que relembra nossa missão:

“Cada um e cada mestre, independentemente da época ou lugar,

Ouviu o chamado e alcançou harmonia com o céu ea terra.

Há muitos caminhos que levam ao topo do Monte Fuji,

mas só há uma ápice que é o Amor.”

Boa Reflexão.

Oss.



Baseado livros sobre a vida de Morihei Ueshiba O’Sensei

4 comentários:

  1. Hola Ricardo,
    Muchas gracias por compartir el gran mensaje de O Sensei, fue un hombre extraordinario muy adelantado a su tiempo, ojalá muchos aprendamos de él y es bueno que demos a conocer a la gente que está a nuestro alrededor este mensaje
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Es verdad, fue un hombre extraordinário nuestro Grande Mestre.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Me ha encantado el poema final Ricardo, es una lección importante para aprender caunto antes.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buen Dia, Guillermo,
      Estoy de acuerdo contigo, los poemas de O'Sensei son grandes enseñanzas de rara belleza y llenos de espiritualidad.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails