Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Monte Kurama e Morihei Ueshiba – Parte 2

O mesmo Stanley Pranin Sensei, transcreve o relato de Tenryu sobre seus estudos com O’Sensei, no Monte Kurama:

“Sr. Shioda ainda era um estudante na Universidade de Takushoku e era a pessoa mais enérgica no dojo na época. Nós nos tornamos bons amigos. Depois de três meses, decidimos fazer uma viagem juntos para adicionar os toques finais para a minha formação. (...) Depois disso, visitamos a casa de Ueshiba Sensei, no sopé do Monte Kurama.

Enquanto estávamos em Osaka ocorreu o seguinte incidente. Eu tinha passado um tempo lá há cinco anos como chefe do Sumo Association Kansai e, portanto, tinha muitos conhecidos, que me convidavam para jantar. Eu tinho permissão de Ueshiba Sensei para sair com eles. Quando voltei um pouco mais tarde, ele já havia se recolhido; e eu também fui para a cama. Na manhã seguinte, quando eu o cumprimentei Sensei disse: "Tenryu, você voltou por volta das 10:30 da noite passada não foi?" Ele não era uma pessoa comum. Ele sabia de todas as coisas que aconteciam.

Acordamos às três horas da manhã seguinte e O’Sensei sugeriu que iriamos visitar o santuário lá no alto da montanha. O’Sensei usava sandálias e estávamos com os pés descalços, enquanto caminhávamos para as escadas que levam até a montanha. Há Sensei me disse: "Tenryu, você é jovem. Desde que eu sou um homem velho, que têm dificuldade em subir escadas, você me empurra."

Quando eu coloquei minha mão em suas costas, ele imediatamente se inclinou. Sr. Shioda me disse mais tarde que eu devo ter caído em um teste de O’Sensei então, e eu estava realmente muito machucado. Embora as escadas para o santuário principal não eram tão íngreme que eu estava pingando de suor. O’Sensei me disse: "A razão pela qual você está suando tanto é porque você estava preocupado com o pensamento de empurrar um homem velho como eu. É por isso que você está fora do ar. Se você anda pensando que não há nada na frente de você, você não vai suar ou ficar fora do ar. "

As escadas para o santuário interior de lá foram bastante íngreme e estreita. As pessoas raramente iam lá. Eu continuei a empurrá-lo, mas desta vez eu descobri que eu não estava lutando desde que eu tinha aprendido a respirar corretamente. Eu percebi que um pouco de prática do método de respiração correta pode fazer uma grande diferença no Aikido.

Finalmente, chegamos a um lugar aberto um pouco para a direita do santuário interior. Ueshiba Sensei disse: "Este é o lugar onde Ushiwakamaru ( Minamoto no Yoshitsune, famoso general do período Kamakura) treinou nos velhos tempos. A partir de amanhã vocês e eu levantaremos às três da manhã e praticaremos juntos aqui no escuro." 



Então, começando na manhã seguinte, levantou-se às três e caminhou até a clareira; com O’Sensei me empurrando para cima. Como era escuro como breu eu não conseguia ver nada. No entanto, O’Sensei podia ver bem. Ele disse: "Você provavelmente não pode me ver bem, mas agora você vai aprender a ver, mesmo em uma noite sem lua dentro de algumas horas ou dias." No começo eu praticava kata com ele nas noites sem lua. Na terceira noite eu disse a ele que eu podia ver. Ele respondeu: "Isso é muito rápido." Desta vez usamos bokken e praticamos vários movimentos e técnicas de pé. Eu acho que nós praticamos por cerca de cinco dias. Então ele me disse: "Não tenho mais nada para lhe ensinar.Você será capaz de lidar com qualquer um que vem para atacá-lo onde quer que vá. Não se preocupe. " Então, voltamos para Tóquio e foi para Iwama, onde o Santuário Aiki foi localizado.”

O Próprio Tenryu Sensei, contouy que em todas as ocasiões, seja nas demonstrações no Japãoe Mongólia,ou nos treinamentos, O'Sensei trazia Inoue Sensei, sempre que possível.


O local que eles treinavam, é no lado do pequeno Santuário, ao lado do Kinone Michi, lá no cume da montanha. Para se deslocar da casa de O'Sensei, no sopé da montanha, até lá, são muitos estágios de escadas, porém, acompanhados de  uma vista muito bonita. Pelo caminho, encontraremos pequenos Santuarios, além do Templo principal de Kurama Dera.

Bom treinamento.

Oss.

Baseados em textos e entrevistas de Tenryu (Saburo Wakuta) Sensei a Stanley Pranin Sensei.

4 comentários:

  1. buenas tardes Ricardo,
    Muchas gracias por compartir este interesante artículo sobre el entrenamiento nocturno de O Sensei y su lección a Tenryu de su empuje, respirando correctamente y dejando la mente libre se le hacia más fácil. Lo mismo con la visión nocturna, cuando no utilizamos la vista entrenamos el resto de los sentidos.
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Realmente es muy interesante el entrenamiento de O'Sensei en el Monte Kurama. Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo

      Excluir
  2. La actitud Zanshin de Ueshiba debía estar muy desarrollada por lo que he leído en varias ocasiones, pero lo mejor de todo es que intentaba que sus alumnos alcanzaran también las cotas más altas en su preparación. Muchas gracias por el texto Ricardo.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Es verdad, Ueshiba O'Sensei fue un gran maestro, él estava animando a sus alumnos a desarollarse más y más.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abs.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails