Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

terça-feira, 10 de junho de 2014

Monte Kurama e Morihei Ueshiba – Parte 1

Na década de 1920, quando Morihei Ueshiba se mudou com sua família para Ayabe perto de Kyoto, e tornou-se um discípulo da religião Omoto e um membro do círculo interno em torno de seu líder carismático, Onisaburo Deguchi. O fundador do Aikido era conhecido por ter vários de seus melhores alunos com ele em longos retiros anuais semana ao Monte. Kurama se submeter a treinamento austero: a rotina diária começou às 5 da manhã com a oração, misogi (purificação), seguido por suburito , prática e exercícios de jogos de pernas. Alguns dias o treinamento não terminou até depois da meia-noite. Alguns desses alunos disseram que O'Sensei iria fazer um ponto de lembrá-los de que eles estavam treinando no mesmo lugar onde Sojobo ensinou Ushiwakamaru há 850 anos antes.

O’Sensei fazia questão de lembrar aos discípulos, que Minamoto no Yoshitsune permaneceu no Monte Kurama até que ele tinha 16 anos de idade. Durante esta década de estudo, quando ele não estava aprendendo as escrituras budistas, Minamoto no Yoshitsune passou o tempo de caminhada pelas trilhas íngremes pela floresta sagrada de pinheiros, cedros, ciprestes e outras árvores. Foi ali, nas montanhas, a alguma distância acima do templo, ele fez amizade com Sojobo, o lendário Rei Tengu de cabelos brancos do Monte Kurama, que o treinou em luta de espadas e estratégia militar. Também foi dito que Yoshitsune praticou seu jogo de pernas entre as raízes predominantes das árvores que ladeiam os caminhos até a montanha (Kinone Michi).

Morihei Ueshiba, levaria vários de seus melhores alunos com ele e que iriam viver com arroz, sopa de miso , ervas e etc.
Sua rotina era acordar as 05:00horas para rezar e fazer o Misogi; seguido por exercícios de movimentação de espadas pesadas por quinhentas vezes e, em seguida, mais jogo de movimentação de pernas. Das 10horas à meio-dia eles eram treinados em técnicas corporais. Das 15 as 17 horas; os alunos se revezam atuando como parceiro de Morihei Ueshiba; série após série de técnicas.
Durante as noite os alunos reveriam o treinamento físico e espiritual do dia, com uma sessão de treino à meia-noite a cada três noites. Mestre Ueshiba morava, durante este período, numa casa no sopé do Monte Kurama, e muitos habitantes da região, diziam que ele parecia estar possuído pelo Tengu, quando treinava; isto devido ao seu possante Kiai e seu treinamento incansável.

Morihei Ueshiba, dizia ser necessário,se obter a capacidade, de entrar em contato com os reinos extra-dimensionais, incluindo a quarta ea quinta dimensões, estados que ainda têm de ser explicado pelo nosso conhecimento científico atual. Tem sido frequentemente especulado que poderia haver uma dimensão que é academicamente obscura e diferente da nossa. Para expressá-lo na linguagem da religião, o ser humano em nosso mundo material pode alcançar um estado em que é possível viajar dentro e fora do mundo espiritual ou o mundo divino, como a ocasião exige, com a permissão do kami. Só aqueles que têm em suas naturezas para atingir um alto nível de desenvolvimento e que eles mesmos suficientemente treinados são capazes de fazê-lo.



Quanto as praticas marciais, havia uma moita de bambu ao longo de um lado da casa de O’Sensei e, também um grande bosque de bambu na oitava estação da montanha. Onisaburo Deguchi, que ficava muitas vezes em retiro no cume do Monte, desceu certa vez à meia-noite; ele gritava, "Ueshiba! Ueshiba! ". O’Sensei atendeu ao chamado de Mestre Deguchi e subiu a montanha para encontrá-lo. Apesar do fato de a noite estava tão escura e ele não podia ver até mesmo um centímetro à frente, Onisaburo trouxe Morihei Ueshiba para uma moita de bambu. Ele mostrou e explicou a O’Sensei como cortar bambu com a espada, para cortar com “aiki",segundo o artigo de Pranin Sensei.

(Continua)

Baseados em textos e entrevistas de Tenryu (Saburo Wakuta) Sensei a Stanley Pranin Sensei.

4 comentários:

  1. Este tipo de entrenamiento requiere una dedicación exclusiva, eran otros tiempos, ahora mismo sería impensable. Creo que es por ello por lo que no "salen" grandes leyendas del budo hoy en día, pero no se puede tener todo.

    Un abrazo Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Creo que O'Sensei hacia una invitación a sus Deshii para entrenar la parte espiritual, allá de la práctica. Estoy de acuerdo contigo que eran otros tiempos, pero creo que no es difícil de todo hacer un poco de entrenamiento todos los días.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Buenas tardes Ricardo

    Muchas gracias por tu interesante artículo, el bambú siempre es simbolo de flexibilidad y fuerza, ya que debido a la flexibilidad no se quiebra. Referente a los entrenamientos de O Sensei Ueshiba, en artículo de Prof Goldsbury que traduje, se habla del aikido puro o básico que quiere el Aikikai que se enseñe, pero había otras técnicas que el Fundador no enseñaba, pero dejaba que sus alumnos más cercanos las perciban,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Yo creo que más allá de los aspectos técnicos, O'Sensei podría transmitir la esencia de la espiritualidad, por isto él eligió estos lugares especiales como el monte Kurama.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails