Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Arte da Espada de Sasaki Kojirō – Parte 1

Sabemos que Tadao Okuyama Sensei reviveu o “Kotodama Tsurugi”, método e as técnicas de espada baseado na filosofia tradicional e a espiritualidade do Japão inspirado após encontrar a espada de madeira de Sasaki Kojirō (creio que o artigo original indica terem descoberto escritos sobre a técnica da espada de madeira, assim como ter visto uma réplica ) . Como disse anteriormente, em outro artigo, sabemos que uma vez por ano, Okuyama Sensei ia treinar com Kawanabe Shihan esta técnica, para quem confiou a guarda de sua espada, antes de falecer; e esta espada foi-me apresentada por Kawanabe Shihan, quando visitei seu Dojo para conhecer sua prática marcial, podendo manusea-la.

Sasaki Kojirō , nascido em Echizen(em Fukui) entre o Sengoku e do período Edo, numa data ainda imprecisa (1583, 1585, 1586). Era um grande mestre espadachim japonês; sendo lembrado por sua morte na batalha contra Miyamoto Musashi em 13 de abril de 1612.

Kojirō atendia pelo nome de combate de Ganryu ("Escola da Grande Pedra" ), que também era o nome da escola de kenjutsu que ele havia fundado . Diz-se que Kojirō estudou o estilo Chujo-ryu de espadas com Kanemaki Jisai ou Toda Seigen, que era um mestre de Kodachi . Se Kojirō Sensei estudou realmente este estilo Chujo -ryu de Seigen. Como o seu Mestre de Kodachi, Kojirō usava um nodachi , ou uma espada longa. Foi depois de derrotar o irmão mais novo de seu mestre que ele saiu e fundou a Ganryu. O primeiro relato confiável de sua vida diz que em 1610 , por causa da fama de sua escola e seus muitos duelos de sucesso, incluindo uma vez quando ele rechaçou três adversários com um tessen, Kojirō foi homenageado pelo Senhor Hosokawa Tadaoki como o principal Mestre de Armas do feudo. Sasaki mais tarde se tornou hábil em empunhadura da nodachi, e usava uma espada que chamava de " Monohoshizao" ( " Varal de Lavar e Secar") como sua arma principal.

Interessante, é que a idade de Kojirō Sensei é incerta, pois o "Nitenki " que ele diz idade Kojiro quando seu mestre falecer era 18 anos. Muitos estudiosos passam a questionar tal fato, pois sabe-se que dois anos antes tinha sido Mestre de Armas de Hosokawa , o que implica que ele tinha a idade de 16 anos, o que é extremamente improvável; além disto, Toda Seigen tinha morrido em 1590. Alguns autores acham que Mestre Sasaki tenha sido aluno de um discípulo de Mestre Seigen, Kanemaki Jisai.

Sobre o seu duelo, dizem que Sasaki Kojirō morreu ao duelar na ilha de Ganryūjima contra o mais famoso samurai da história do Japão, Musashi Miyamoto, que considerou Kojirō o seu maior rival. Kojirō, que só pode ser derrotado por uma técnica que não se baseava nas habilidades com espada. Conta a lenda, que Musashi, compreendeu que jamais conseguiria superar Sasaki Kojirō por causa da velocidade e força, além da distância que a nodachi alcançava.

(Continua)


Para Ler a Parte 2 - Clique Aqui

Baseado em textos sobre a vida de Mestre Sasaki Kojirō


Para Ler sobre a Arte de Okuyama Sensei - Clique Aqui

4 comentários:

  1. Y ahora nos has dejado con la incertidumbre de conocer como se las apañó Musashi para derrotarlo. Muchas gracias por la narración Ricardo.

    Un abrazo.

    P.D: Creo que te han bailado las posibles fechas de nacimiento de Sasaki Kojiro, pone 18... y sería 16..., no?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Dias, Guillermo,
      Gracias por la corrección; creo que tecleé demasiado rápido y no se dio cuenta de las fechas cambiadas.
      He hecho las correcciones (era alrededor de 1585). Los datos que recogí, se basan en estudios muy interesantes, ya que hay dos autores principales, los dos biógrafos de ambos espadachines. La segunda parte nos dará más datos.
      Gracias por tu comentario.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Buenas tardes Ricardo,
    Muy interesante también esta primera parte de la vida de Sasaki Kojiro, claro que todos los datos son poco exactos ya que mayormente se transmitían de boca a boca.
    Muchas gracias por compartirlo y a la espera de la continuación, hay varias versiones según tengo entendido,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Tienes razón, hay diversas interpretaciones, pues, de hecho, muchos hechos aún no han si confirmado sobre esta epoca. Sin embargo, poco a poco, varios autores comienzan a poner luz, en este periodo de la historia de Japón. Debemos recordar que la escritura de ese momento, era basada en el "kanji antiguo" (cambiado en 1925), y muchos autores no lo entienden bien, porque los escritos todavía se basaban en la forma china, de gramática.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails