Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Arte da Espada de Okuyama Sensei

Okuyama Tadao nasceu na Prefeitura de Ehime, ilha de Shikoku , no ano de 1918. Estudou Ciência Política e Economia, na Universidade de Waseda, aonde treinava na equipe de Karatê, por onde se graduou. Ele, no início, treinava todos os dias com o Mestre Gichin Funakoshi e seu filho Yoshitaka Funakoshi (Gigo, que faleceu em 1945) no Dojo da Universidade, e se tornou capitão da equipe do Dojo de Waseda Daigaku, em 1943. Okuyama muitas vezes tinha diferentes técnicas devido a anos de treinamento sob Yoshitaka Funakoshi; de quem se torna o principal aluno e amigo.

Devido a seu grande conhecimento, foi indicado como instrutor de artes marciais da Escola Militar, do Exército, em Nakano, durante a Segunda Guerra Mundial (segundo relato de Kase Sensei). Artigos citam que na sua época de Karatê foi considerado como o melhor praticante, e, após 1945, quando iniciou seus estudos e práticas na Omoto Kyo, chegaram a compara-lo com Morihei Ueshiba O’Sensei, por isso Okuyama Sensei era denominado com o título de Meijin ( termo também usado em Sumo e outras artes).

A palavra "meijin" significa "uma pessoa excelente" em um determinado campo. "Mei" (名) significa excelente ou artística. "Jin" (人) significa pessoa. Nas Artes Marciais, "meijin" é um termo usado para se referir a um mestre verdadeiramente único e distinto de uma arte que é considerada como tendo alcançado a perfeição mental, física e espiritual.

Apesar de Okuyama Sensei, ter pouco peso e estatura, era temido no Kumite, tornando-se uma lenda, muito rápidamente, entre os seus compaheiros de dojo em Waseda, além de outros Dojos. Era dito, no Dojo de Waseda e pelo próprio Mestre Deguchi, que possui a força e a rapidez de um trovão.

Outos artigos afirmam que a paixão de Okuyama Sensei seria focada em aprender Shinwa Taido , e, posteriormente, o Shin'ei Taido, com Inoue Sensei. Apesar das histórias de que Okuyama não poder ser derrotado em Kumite pelos os outros graduados experientes, se afirma que é ele decide mudar sua prática marcial e dedicar-se exclusivamente ao estudo de Budo, com Inoue Sensei. Sob essa influência, ele decidiu se juntar à Omoto Kyo e se torna guarda-costas de Mestre Deguchi; eles acreditavam que as artes tradicionais japonesas como elemento essencial integrado ao Xinto.

Relatam que Tadao Okuyama sempre foi um perfecionista e possuía técnicas inovadoras. Shigeru Egami Sensei disse que, também, foi muito influenciado por este mestre, com seu Karate que apresentava grande fluxo energético, focando sua pesquisa nas praticas da Tradição. Diz-se que quando sai de Waseda , para realizar um retiro no Monte Tsukuba , em Ibaraki , que se concentrar na busca da verdade e essência real da prática marcial. Por anos, além das práticas ascéticas, estudou o fluxo dos elementos da Natureza, a dinâmica dos animais e plantas pelo movimento da natureza. Ao entrar em contato com os ensinamentos da Omoto kyo e de Inoue Sensei, Tadao Okuyama abandona as praticas de competição, assim como fizeram Kawanabe Sensei e Egami Sensei, para se dedicar exclusivamente ao Budo.

Okuyama Sensei, não procurava a popularidade, e só passou a ser conhecido devido aos relatos de grandes mestres como Sensei Taiji Kase, Harada Sensei, Egami Sensei , Watanabe Sensei , Kawanabe Sensei; eles comentaram que ele apresentava um nível muito mais elevado do que a si mesmos e até mesmo Yoshitaka. Seiichi Tanaka Shiran também estudou sob a orientação de Tadao Okuyama; foi um aprendizado de Shorinji Kenpo; Nihonden Kenpo; Tsurugi (espada de madeira) e do fluxo de energia (Ki).

Artigos relacionados a publicações da Omoto Kyo relatam que 1981, Tadao Okuyama Sensei, teria resgatado, após anos de estudo, provavelmente com Inoue Sensei ,desde 1960, inspirado pela espada de madeira do Mestre Kojiro Sasaki e apresentou o método de espada “Kotodama Tsurugi” baseado na filosofia tradicional e espiritualidade do Japão. Basicamente através da escola clássica de espada, Okuyama Sensei ensinou desde 1981, em Kameoka, distrito de Kyoto até 2001 (faleceu em 16 de agosto de 2006), estas técnicas de espada de Mestre Kojiro Sasaki (que é lembrado por seu confronto com Miyamoto Musashi). Sabemos que uma vez por ano ia treinar com Kawanabe Shihan esta técnica, para quem confiou a guarda desta espada, antes de falecer. A espada de Okuyama Sensei foi-me apresentada por Kawanabe Shihan, quando visitei seu Dojo para conhecer sua prática marcial. Mestre Kawanabe, gentilmente, me ofereceu a espada para executar alguns movimentos de técnica; antes de demonstrar a técnica de Tsurugi. Meus agradecimentos a Mestre Kawanabe.





Boa Prática à todos.


Oss.



Baseado em artigos e entrevistas da Omoto Kyo, inclusive de vários Mestres como Sensei Taiji Kase, Harada Sensei, Egami Sensei, Kawanabe Shihan e Seiichi Tanaka Shiran
.
Para Ler sobre Sasaki Kojiro Sensei - Clique Aqui

4 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Muchas gracias por compartir este artículo sobre otro gran maestro Tadao Okuyama Sensei, me gusta mucho que " estudió el flujo de los elementos de la naturaleza, la dinámica de los animales y las plantas por parte del movimiento de la naturaleza" igual que O Sensei Ueshiba
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Sí, de hecho, es por eso la comparación con Ueshiba O'Sensei, como dicen lós artículos em japonês. Hay que recordar que Okuyama Sensei estudió, y era del círculo interno de Deguchi Sensei; aparte de ser su guardaespaldas.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Has tenido en las manos parte importante del budo japonés, creo que eres muy afortunado Ricardo, al igual que creo que no ha sido la fortuna lo que te ha llevado hasta allí si no tu dedicación y buen trabajo. Muy interesante la vida de este Maestro, muchas gracias por compartir.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Muy agradecido por tus amables palabras; pero también creo en el destino; porque las cosas se dirigían hacia esto. Soy muy agradecido a todos que me han apoyado y que me apoyan en mi caminata, como Lilian, Tu, Carina, mi Shihan Sérgio, Kawanabe Shihan, Hiroko Sensei, Anderson Sensei, Leandro Sensei, João Sensei, entre muchos otros amigos de entrenamientos y caminata. .
      No puedo olvidar Nakatani Sensei, Martins Sensei y Sensei Adler, también.
      Muchas gracias a ti por tu apoyo y comentários.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails