Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 28 de março de 2014

Ki e Toate – Morihei Ueshiba O’Sensei

Muito interessante este vídeo de Ueshiba O’Sensei , já o vi diversas vezes e impressiona gestos tão suaves terem um impacto muito forte em Uke. Certa vez, em um treinamento, Adler Sensei nos confirmou que seu Shihan tinha-lhe dito que é realmente um impacto muito forte.



Embora este termo Toate tenha sido muito utilizado por Egami Sensei, a partir de 1957, em entrevistas, Kase Sensei faz referencia destas técnicas nos anos 50, logo pode ser que este termo tenha sido utilizado anteriormente na pratica de Aikibudo; é algo ainda a se pesquisar qual a origem desta terminologia.


Artigos de vários autores, como E. J. Harrison,  relatam  que esta proeza era conhecida nas escolas de Kenjutsu como "toate-no-jutsu", ou "a arte de golpear à distância." Kaze Arashi Ryu é um desses sistemas que engloba o estudo de várias artes, como o Toate no Jutsu, descrito como a arte de afetar fisicamente e mentalmente o adversário para colocá-lo em um estado de desequilíbrio. Isto inclui métodos para se conectar ou comunicar a intenção e as posições que enfraquecem o corpo do oponente. O Kiai é considerado como uma das práticas de Toate.

Boa Pratica.

Oss.


Baseado em artigos sobre Kenjutsu, Toate-no-jutsu, Egami Sensei, Kase Sensei e Aoki Sensei.

4 comentários:

  1. Buenas noches Ricardo

    Muchas gracias por compartir este valioso video de O Sensei Ueshiba, quien fue realmente un hombre extraordinario,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Cada vez que vemos estos videos de O'Sensei en sus últimos años, nos quedamos impresionados con la increíble técnica que adquirió a pesar de su condición física debilitada por la enfermedad.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Siempre es grato ver vídeos de Ueshiba, aunque personalmente creo que los de su última etapa no son precisamente la mejor guía para los practicantes, en mi humilde opinión. Muchas gracias por el post Ricardo.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, guillermo,
      O'Sensei, al igual que otros gran maestros, demostró que la técnica va más allá de la fuerza física y que se puede practicar hasta el final de nuestra caminata. Todas las películas que he visto y articulos que li sobre O'Sensei, nos muestran esto. Muchos de mis amigos, incluso con más de 70 años, a pesar de algunas patologías, continuaron practicando con vigor, inspirados por él. Creo que este fue uno de los grandes legados de Morihei Ueshiba.
      Muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails