Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Eterna Gratidão

Li um artigo muito interessante que citava as palestras de Kanshu Sunadomari Sensei sobre o porquê de ser grato a todo instante, uma conduta considerada estranha pelas novas gerações. Sensei usa o exemplo das pessoas que raramente apreciam a presença de seus pais, muitas vezes ignoram, até o momento em que eles fazem falta (seja por morte, doença ou outros motivos). O mesmo ocorre quando a pessoa vive numa condição confortável ou em um local de muita paz, porém banaliza esta condição até perdê-la (seja por crises econômicas, distúrbios sociais, guerras, etc...). Estas pessoas, parecem só perceber e privilegiar os estímulos que venham de fora, eventos extraordinários; sejam interpretados como bons ou como ruins.

Como sabemos, a palavra Gratidão, em japonês, é Kansha, que é a associação de dois Kanjis:

1- o primeiro kanji é Kan, que significa percepção e sentimento, quando passamos a perceber tudo que nos cerca, muitas vezes só acordamos para os fatos nos períodos de dificuldades;

2- o segundo kanji é Sha , que significa pedir desculpas e agradecer, e isto acontece quando percebemos o verdadeiro valor e passamos a ter uma nova apreciação da vida, do cotidiano.

Esta expressão de gratidão, também pode ser expressa através de atitudes, assim como da prática marcial, conforme indicavam Ueshiba O’Sensei e Inoue Sensei, através da prática sincera, não-egoica. No livro Aikido de Satoru, encontramos as seguintes palavras de Ueshiba O’Sensei:

“Vocês devem se libertar das formas definidas: criem, gerem e evoluam. Takemusu é tanto vasto como sutil. (...)

Todas as coisas na Terra são uma função do Amor Universal , portanto, a verdadeira unificação e harmonia de todas as coisas é o espírito do Universo. Cada um de nós deve esforçar-se para perceber e realizar esta missão.

Aikido é o caminho que leva a ser concretizado o verdadeiro espírito da harmonia universal e é a única via para manter o universo em harmonia. (...)

A realização técnica em harmonia e em conformidade com os princípios do Universo é essencial. Isto não é nada além de fomentar um espírito sincero.

Progresso e avanço no treinamento Budo vai deixar de vir, se a pessoa permanece egocêntrica, se baseando apenas na o ego. Esta forma de Budo é equivocada e, inevitavelmente, voltar-se sobre si mesmo, traz infortúnio.

Em vez disso, deve-se formar uma conexão sincera e harmoniosa com o Ki do Universo (Ki- musubi), não ficando preso no sentimento de preocupação para a vitória ou a derrota imediata. Quando os sentimentos e intenções permanecem amarrados no corpo físico, não há renascimento e não regeneração.

As coisas primeiro chegam à vida através da união harmoniosa. Através desta unificação harmoniosa, sentimentos e intenções para transformar o poder divino e todas as coisas tornam-se claras (...)

Este Budo é um caminho que todos devem seguir "

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em Aikido de Satoru (Enlightenment through Aikido) de Kanshu Sunadomari Sensei, no dicionário tuttle Japanese Kanji and Kana.

4 comentários:

  1. Buenas noches Ricardo,

    Muchas gracias por compartir esta bella reflexión con la cual estoy de acuerdo, Nunca será demasiado el agradecimiento que podamos sentir por todas las bondades que tenemos
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Son muy bellas las enseñanzas de O'Sensei a cerca de Aiki y de que debemos tener una gratitud a todo momento por esta gran bendición de la vida que Dios nos concede.
      Muchas gracias por tu comentário y un excelente fin de semana para ti.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Valorar las cosas que tenemos es de gran importancia, sin vivir en un eterno anhelo de las que no podemos alcanzar. No es más rico el que más tiene si no el que menos necesita, es un dicho español. Muchas gracias por este maravilloso post Ricardo.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, Guillermo,
      Si, son muy verdaderas tus palabras, muchas gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails