Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Espírito e Mestre do Coração

Sempre lemos nos textos, seja do Budo, do Aikido, do Kenjutsu, do Shin’ei Taido e tantas outras Artes Marciais, a importância do Coração, que é ele que nos conduz a evolução e ao Despertar; comecei a ler traduções de textos japoneses e chineses antigos, que falassem deste aspecto.

O Kokorotsutsumi (ou invólucro do coração), também conhecido como Mestre ou Senhor do Coração, é um órgão especial dos órgãos internos na medicina tradicional chinesa e japonesa. Ficou muito tempo desconhecido pelos ocidentais, que não percebiam sua existência como um órgão, pelos orientais.

Este “órgão” é responsável pelas trocas das energias Inn e Yang, com atuação no psiquismo tonificando o Inn, a circulação e o Coração; o Coração atuará, então, sobre a afetividade, a alegria de viver, a vitalidade e o espírito de iniciativa.

Na região do pericardo, na área denominada como Trann Tchong, teremos uma confluência para as energias respiratória e circulatória; é aí aonde o sangue (consequente à energia), parte para o Coração e este o lança para o resto do corpo. Segundo os autores orientais, tem uma atuação sobre o aspecto mental e sobre o “espírito” do Coração (Shin ou Sheng); e que, os 7 sentimentos seriam considerados os principais fatores da doença interna.

Mestre Da Cheng escreveu: “É do Mestre do Coração que é emanada a Claridade do Consciente”; e ainda explica que este “órgão” é responsável pelos processos de recepção dos fenômenos provindos do exterior e pela produção da atividade mental. Quando o Ki do Mestre do Coração e, consequentemente, do Coração são abundantes, o pensamento é vivo e o espírito é claro.

Muitos autores confirmam que o Coração encerra o Shin ou Sopro vital, que compreende o espírito, a atividade mental e a consciência; e estas estando bem, fortalecem essencialmente o Coração.

Penso que entender estes conceitos, nos fazem melhor compreender os textos de Morihei Ueshiba O’Sensei, que possuem muitas orientações e ensinamentos para nos conduzir ao despertar; ele nos fala sobre os sentimentos como podem nos prejudicar e que podemos no focar no Coração:

"Assim, se você se preocupar com o que é " bom "e" ruim "em seus companheiros, você cria uma abertura em seu coração, pela qual a maldade pode entrar. Testando, concorrendo com, e criticando os outros, você se enfraquece e derrota a si mesmo. (...)

Porém, seu coração está cheio de sementes férteis, esperando para germinar. (...)

Tocado pelo Coração Sincero, exercite e aprofunde o conhecimento dele, convencido da unidade deste mundo com o mundo que virá posteriormente.

Os dois fatores, físico e espiritual, precisam nutrir-se e fortalecer um ao outro, trabalhando ambos em perfeita Harmonia. (...)

Deus nos deu uma expressão física que prestasse ao aprimoramento do espírito, neste mundo e no Universo. Para tanto cumpre-nos alimentar o corpo, porém este, por sua parte, deverá seguir a consciência do espírito em total obediência. O corpo há de ser treinado como o guardião da alma e da luz de Deus na terra. Precisamos polir os veículos por meio dos quais experimentamos a Sabedoria do Universo. Ouvindo e vendo claramente, cheirando, degustando e tocando com sensibilidade, abrindo Coração, Mente e Espírito, é que experimentaremos e perceberemos a plena verdade de Deus. Assim é que precisamos cultivar as virtudes do Espírito Universal nesta terra onde vivemos. Temos que reunir, como uma só coisa, a Essência Divina, o Universo e a expressão de nossa vida. (...)

Se olhardes com os olhos do Coração, ele será o mestre possuidor da verdade cientifica e espiritual que vos conduzirá à Iluminação. Ele encarna todas as Escrituras Sagradas. As leis da Natureza surgiram por intermédio do Amor, da Harmonia absoluta encontrada no perene processo da Criação. É absolutamente necessário que os seguidores do Aikido pratiquem essas coisas bem no íntimo do Coração.”

Boa reflexão.

Oss.

Baseados em Textos da Medicina Tradicional Chinesa, da Medicina Tradicional Japonesa, no Nei Ching, entrevistas e ensinamentos de Morihei Ueshiba O’Sensei.

4 comentários:

  1. Buenos días Ricardo
    Muy bonita esta reflexión, si con la apertura del corazón y la mente nos unimos al Universo y a todos los seres que viven en él y la práctica del aikido es una de las formas.
    Muchas gracias y que tengas un hermoso sábado
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, CArina,
      Son muy ricas las enseñanzas de los Grandes Maestros como Ueshiba O'Sensei . Cada vez más, aprendo aspectos de la la cultura oriental, que están contenidos en estas enseñanzas.
      Muchas Gracias por tu comentário y un excelente sabado para ti, también.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Muchas gracias por el texto Ricardo, Feliz Natal para tí, Lilian y todos tus lectores.

    Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias por tu comentário, con mis votos de un Feliz Natal para ti, Laura y tus lectores, tambien.
      Abrazo fuerte.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails