Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 3 de novembro de 2013

A Técnica de Okuyama Sensei – Parte 1


As primeiras vezes em que ouvi falar de Okuyama Sensei,foi através de entrevistas com Kawanabe Shihan, com Taiji Kase Sensei e com Mitsusuke Harada Sensei. Tadao Okuyama nasceu em 1918, na província de Ehime (Ehime-Ken), a noroeste de Shikoku. Conhece o Karate-Do de Funakoshi O’Sensei, quando entra para estudar na Universidade de Waseda, Iria conhecer Inoue Sensei, que se torna seu segundo mestre por muitos anos, quando começa sua busca e Shugyo, ao encontrá-lo na Omotoo Kyo.

Conta Kase Sensei: "Com Sensei Okuyama eu estudei Karate em grande profundidade. Ele sempre disse que é importante repetir e repetir para obter mais velocidade e potência e atingir um nível mais elevado de Karate. Okuyama Sensei estava sempre se perguntando, como ele poderia melhorar a velocidade e o poder das técnicas, como é que tem que praticar para ser mais forte e mais rápido.Como poderia usar o poder da mente,da respiração e tensão muscular. Ele dizia que o homem tem que se libertar. Que temos que saber como obter mais energia do que a mera força muscular. Ele disse que temos de seguir o caminho do Budo;que temos que obter a harmonia do " Ten -Chi -Shin " ( céu -terra- homem ) . Como eu poderia conseguir essa harmonia , como conseguir o poder do universo? Às vezes nós praticavamos à noite, na escuridão completa , e ele me ensinou a reconhecer e bloquear ataques no escuro.”

Certa vez, Kase Sensei teve de sentar do lado de fora do Dojo e ficar observando a chuva caindo. Tinha que tentar seguir cada gota de chuva, com os seus olhos. Depois foi-lhe explicado que era um treinamento para os olhos, aprimorar o reflexo ocular para poder reconhecer os movimentos.

Mais adiante, era estimulado a calcular e perceber as disctâncias, aprimorando sem senso de distância.

Como treinavam todos os dias, no ínico Kase Sensei, não podia levantar-se cedo pela manhã, porque ficava extremamente cansado; assim, Okuyama Sensei costumava jogar água no rosto, dizendo que era para acordar os sentidos. Depois de um tempo, quando Okuyama sensei começava a abrirt a porta do alojamento, o jovem Kase já acordava imediatamente. Este tipo de treinamento era considerado pelos Deshii como uma maneira de desenvolver todos os meus sentidos. "

Já Harada Sensei contou, em uma entrevista, que Okuyama Sensei era um gênio, mas gênio excêntrico. Que Egami Sensei, dice, certa vez, que no nível técnico Okuyama havia superado ao Mestre Yoshitaka.

Após 18 meses de treinamento diário com diariamente com Egami Sensei, o jovem Harada teve que enfrentar o graduado Okuyama, pois todos pensavam que ele estava pronto. No Dojo, após a reverência, quando o jovem tentava armar o kamae, se viu caído no solo. Mestre Okuyama disse-lhe para fazer o kamae mais uma vez,e mesmo assim, antes de seu primeiro movimento, já se encontrava no chão de novo. Okuyama Sensei se dirigiu a Egami Sensei e,então, diz: "Mas o que você está ensinando a Harada?"- virou-se, dando as costas e partiu.

Mestre Egami olhou para Harada Sensei e disse: "Eu não compreendo Okuyama, não consigo (compreender), eu desisto, eu desisto."

No nível técnico Okuyama tinha um sistema de “absorver para devolver”, utilizando todo o corpo relaxado, mas os seus músculos eram explosivos, como uma serpente prestes a atacar, contava Harada Sensei. Um dia, eles estavam assistindo a um treino em Waseda, quando Kamata Sensei explicava que o estilo de Okuyama Sensei: Assim que estava dando o passo, já liberava o braço; ele possuía um ímpeto inicial explosivo que se unia a projeção dos braços.

(Continua)

Texto baseado em entrevistas de Kawanabe Shihan, Kase Sensei e Harada Sensei.


Para Ler a Parte 2 - Clique Aqui

4 comentários:

  1. Buenas noches Ricardo,
    Gracias por compartir este texto, tenían una formas bastante espartana de enseñanza, pero sin duda excelente para desarrollar todos los sentidos,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Si, es verdad, pero todos los Deshii de Okuyama (despues) dicen que fue muy buenos para desarrollar los sentidos.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Me ha encantado lo de echarle agua a la cara para dspertar y como al poco tiempo ya se despertaba en cuanto se abría la puerta jejejejeje.

    Un abrazo Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Los maestros eran muy rígidos, en este periodo de la história. Okuyama quería desarrollar los sentidos y la intuición de sus estudiantes, intensamente.Imaginate lo que debe haber sido su entrenamiento en el servicio secreto del ejército japonés y, despues,con Inoue Sensei cuando él permaneció por años en el Omotoo Kyo, para ser guardaespaldas del Maestro Deguchi.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails