Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Budo, Harmonia e Amor

Estas são palavras de Morihei Ueshiba O’Sensei, sobre o Aikido, a prática Marcial, nos conduzindo a Harmonia com todos os seres e coisas, através da via do Amor e, conseqüentemente, da Compaixão. O’Sensei nos fala das mais variadas formas da Existência, nos mostrando que somos todos provenientes da mesma Fonte:

“O Aikido nada mais é que a manifestação das obras do Amor. O Amor dá forma ao Universo e purifica todas as coisas. O Universo lança as sementes das quais todas as coisas nascem; contém o poder infinito que as alimenta e permita que elas prosperem.

Dei o nome de Aiki às múltiplas leis do Universo, oriundas do Amor, que governam o destino da complicada tapeçaria da vida, à medida que ela vai sendo tecida neste mundo. Cumprir a missão da Compaixão Universal na terra, proteger e cultivar todas as coisas da Natureza, eis a tarefa do Aikido.

Qual é a fonte da materialização da vida no Universo? A expressão do Espírito Infinito e do Amor. O Aikido é uma expressão pura dessa fonte. Ele é o caminho original pra a abençoada harmonia da Humanidade com o Universo.

Somente se seguirmos o principio Aiki da unidade com Kami e devolvermos a Humanidade ao equilíbrio com todas as coisas, só assim seremos parte do infinito crescimento rumo a Perfeição. Promover o fim da malícia e do sofrimento é a missão que nos foi confiada pelo Universo.

As formas reais do Universo revelam-se no corpo humano. Temos de começar a ver o Universo dentro de nós e acordar para os princípios do Equilíbrio e do Amor, princípios sagrados que recebemos do Universo. O Universo se desdobra num mosaico sem fim de variadas formas – cada qual um aspecto diferente de sua plenitude, cada qual em equilíbrio com as demais.

Assim como o Universo exprime Amor de diferentes maneiras, nós precisamos exprimir por meio de nossa própria vida o Equilíbrio Dinâmico e a Harmonia do Universo com todas as nossas relações. Graças a esse processo, o próprio Universo penetrará no corpo e no espírito humano, dando-lhes alimento e poder verdadeiro.

Todas as coisas do Universo provêm de uma única Fonte, de uma única Energia Criadora. Tudo no mundo é expressão desse Amor Universal. O Coração do Universo pulsa em harmonia com toda a Criação e curva-se em reverência diante de todas as suas glórias. Cada um deve se esforçar para compreender esse ritmo e sentir o Coração do Universo, que dá nascimento à Harmonia do Equilíbrio Perfeito.

A missão do Aikido segue o caminho absoluto do Amor Universal. Seus ensinamentos são os ensinamentos de Kami. Seus princípios são as leis da Harmonia e do Equilíbrio em todos os elementos, na criação da vida na terra. Seu objetivo é juntar-se ao Coração do Universo e disseminar o Amor.”

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em texto de Morihei Ueshiba O’Sensei, do livro de Mitsugi Saotome Shihan “Aikido e a Hamonia da Natureza”.

2 comentários:

  1. Buenas tardes Ricardo,
    Muy bonito tu resumen de lo que escribió Saotome Shihan sobre O'Sensei, quien fue un hombre extraordinario, muy adelantado a su tiempo que sentía esa armonía con la naturaleza y el Universo.
    Muchas gracias y un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Lo que me encantó en este libro de Saotome Shihan, es que él transcribe varias conferencias de O'Sensei con sus discípulos. Es como si estuviéramos recibiendo enseñanzas directamente de O'Sensei. Es muy bonito ver que los Grandes Maestros siempre nos señalan que la verdad es una.Esta conferencia de O'Sensei es muy rica,
      porque él habla de los aspectos de la Existencia
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails