Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Budo e Mente Búdica
























Minaki Saburo, (1906 a 1988), foi o décimo sétimo Mestre da Hontai Yoshin Takagi Ryu; esta Escola além de suas técnicas de mãos vazias, que são o coração da sua doutrina, além da sua técnica Kodachi (espada curta) e bojutsu. À seus discípulos e praticantes eram estimulados a serem criativos. Com a integração de técnicas Takenouchi-ryu, para se adequar para qualquer tipo de corpo do adversário, e o princípio da flexibilidade do difundido pelo Fundador, a escola era conhecida como “Verdadeira Escola do Coração do Salgueiro”.

Mestre Mimaki Saburo,também conhecido como Kosyu, foi considerado, em sua época como um grande mestre de técnicas de Artes Marciais de combate de mãos nuas do Clã Takagi assim como técnicas de bastão de Kukishin-Ryu.

Focava sua ação essencial na continuação do trabalho iniciado por seu Mestre Happeita Kakuno, para disseminação do estilo no Japão e no exterior.

Mestre dizia que o Budo deve ser praticado com o Espírito de Buda e que os praticantes devem ser criativos; considerava heresia a prática sem a Mente do Buda.

Mesmo sendo pequeno e de aparência frágil, e ouvindo provocações sobre seu aspecto físico, não perdia o seu foco e ganhava os desafios. Muitas vezes, fazia o desafiante desistir do duelo, pegando uma pedra e a esmigalhando em suas mãos nuas.

Ensinava a seus alunos:

"Não perca o caminho para a sinceridade. (...)

A força exterior de que vocês podem se orgulhar, não é a força real, a verdadeira força se esconde no interior. (...)

Budo é Filosofia e é a Arte da Criação. (...)

Budo é Arte. Sem o Coração de Buda; não há Budo."

Boa Reflexão.

Oss.



Baseado em textos sobre Minaki Saburo Soke

2 comentários:

  1. Hola Ricardo,
    Muchas gracias por compartir este reflexivo texto, es verdad la verdadera fuerza está en el interior,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Sí, es muy profundo las ensenãnzas del Maestro Minaki Saburo: Compasion, Mente Búdica y Sinceridad.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails