Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Harmonização Universal e Budo





















Como comentei antes, Kawanabe Shihan me contava sobre a prática da Harmonização na prática do Budo, que está muito além da explicação; relatando que Inoue Doshu ressaltava a importância desta prática, inclusive da utilização das palavras.


Saotome Sensei, escreveu, em seu livro:

“O maior dos desafios, para os Mestres Iluminados do Budo, é definir e explicar a sua compreensão dos segredos da energia e do poder. (...) Procuravam demonstrar a sua compreensão por meio da técnica, mas a conexão em movimento técnico e espiritual que exprime com clareza os verdadeiros princípios do poder, do supremo poder encontrado nos fenômenos universais.

Cada técnica é uma demonstração patente da circulação de energia pelo Cosmos, réplica exata do que se dá em nosso corpo. Com a prática e o estudo, as verdades do espírito e as verdades da ciência se fundem numa compreensão contemplativa e intuitiva que não pode ser expressa em palavras. De uma confortável situação num vale, não podemos avistar do cume da montanha, sem a experiência da escalada (...) a experiência é o verdadeiro conhecimento.”

Creio que esta palestra de Morihei Ueshiba O’Sensei, nos esclarece muito:

“Poucos Mestres e filósofos conseguiram realmente encarnar a verdade e exprimi-la com todo o seu ser. Os seus ensinamentos, veiculados unicamente pelas palavras, só podiam disciplinar a mente. Verdade e lógica são coisas diferentes.

Para descobrir a verdade e atingir o poder supremo do Universo, há três formas de treinamento que devem ser empreendidas simultaneamente. Você precisa disciplinar a mente a fim de harmonizar-se com o movimento do Universo; precisa exercitar o corpo a fim de harmonizar-se com o movimento do Universo; e precisa treina o Ki, o poder do espírito que unifica a mente e o corpo, a fim de harmonizar-se com o movimento do Universo.

Para que sua mente entre em harmonia com o Universo, as suas palavras também devem estar em harmonia com o Universo. Essas palavras têm de ser uma só coisa com Kami. Em seguida, os movimentos do corpo físico e as ações têm de estar em harmonia com as palavras. Tal é o segredo a mim transmitido pelo Budo. Quando aprendi a essência do Universo por meio do treinamento do Budo, descobri que, primeiro, o corpo físico e a mente precisam estar unidos por Ki a fim de, juntos, associarem-se ao movimento universal.

É graças à miraculosa função de Ki que você conseguirá unificar mente e corpo, transformando depois essa união numa só coisa com os poderes do Universo. Pela prática correta, chegará naturalmente compreender a Verdade Universal, sua mente brilhará e o seu corpo vivificará de saúde. Você crerá ser possível solucionar todos os conflitos e transformar este mundo num lugar pelo de Paz. Entretanto, se a miraculosa função de Ki for mal utilizada, corpo e mente desabarão na desordem e o Universo se transformará em caos. É essencial que mantenhamos mente-corpo-Ki em harmonia com os ritmos do movimento universal.”

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em ensinamentos de Kawanabe Shihan, de Morihei Ueshiba O’Sensei e no livro de Mitsugi Saotome Shihan “Aikido and the Harmony of Nature”.

4 comentários:

  1. Que importante es armonizar con lo que nos rodea en la vida diaria. Por lo general somos muy comodones y esperamos que el resto se acople a nosotros sin hacer nosotros esfuerzo alguno, habría que cambiar un poco la mentalidad, como vamos a armonizar con el universo si no podemos siquiera hacerlo con el vecino?

    Buen fin de semana a tod@s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Dias, Guillermo.
      Como dicen Kawanabe Shihan y O'Sensei, pratique con çente y corpo, con el tiempo el cambio ocurrirá.
      Buen fin de semana par ti también.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Buenos días Ricardo,
    Si todos o por lo menos la mayoría nos uniéramos con el universo en forma positiva, este mundo sería un remanso de paz.
    Muchas gracias por esta reflexión
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, Carina,
      Ueshiba O'Sensei, Inoue Doshu y Kawanabe Shihan nos enseñan que todo es posible a través de la práctica sincera, la mente vacía y el pensamiento correcto.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails