Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aiki, Budo e Michi

Quanto ao Caminho Espiritual e a Via do Coração, a expressão de Michi; li um trecho das memórias de Morihei Ueshiba O’Sensei, que penso que reflete bem este aspecto:

“O Amor dá forma ao Universo, purificando todas as coisas. O Universo, então. lança as sementes a partir das quais todas as coisas nascem; contem o Poder Infinito que as nutre e faz com que elas prosperem. Denominei de Aiki as múltiplas leis do Universo, provindas do Amor, que governam o destino da complicada ação de tecelagem da vida, a medida que vai sendo realizada neste mundo. Cumprir a missão da Compaixão Universal na Terra, proteger e cultivar todas as coisas da Natureza; esta é a missão do Aikido.

Qual é a fonte da materialização da Vida no Universo? É a expressão do Espírito Infinito e Do Amor; Aikido é a expressão pura desta fonte, ele é o Caminho Original para a abençoada Harmonia da Humanidade com o Universo.

Somente seguindo o Principio Aiki da unidade com Kami, desenvolvendo a humanidade ao equilíbrio com todas as coisas, só assim seremos parte do infinito crescimento rumo à Perfeição. Promover o fim da malicia e do sofrimento, é a missão que nos foi confiada pelo Universo.

As formas reais do Universo revelam-se no corpo humano, temos que começar a ver o Universo dentro de nós e acordar para os princípios do Equilíbrio e do Amor, princípios estes sagrados, que nos foi dado pelo Universo. O Universo se desdobra num mosaico sem fim de formas, cada qual um aspecto diferente de sua Plenitude, cada uma estando em equilíbrio com as demais. Assim, como o Universo exprime o Amor de diferentes maneiras, precisamos exprimir através de nossas vidas este equilíbrio dinâmico e esta Harmonia do Universo em todas as nossas relações. Graças a este processo, o próprio Universo penetra no corpo e no Espírito Humano, concedendo-lhes, verdadeiramente, alimento e poder.

Todas as coisas do Universo provêm de uma única fonte, da Energia da Criação. Tudo no mundo é expressão deste Amor Universal; o Coração do Universo pulsa em Harmonia com toda a Criação e curva-se em reverencia diante de todas as suas Glórias. Cada um deve se esforçar para compreender este ritmo e sentir o Coração do Universo, que dá nascimento à Harmonia do Equilíbrio Perfeito. A missão do Aikido segue este Caminho Absoluto do Amor Universal, seus ensinamentos são os Ensinamentos do Kami; seus princípios são as da Harmonia e do Equilíbrio entre todos os elementos, na Criação da vida na Terra. Seu objetivo, é juntar-se ao Coração do Universo e disseminar o Amor.”

Boa Reflexão.

Oss.

Tradução de artigos de Morihei Ueshiba O’Sensei, reproduzidos por Saotomi Sensei.

4 comentários:

  1. Qué hermosa reflexión Ricardo! gracias por compartirla, que admirable O Sensei, un hombre excepcional realmente adelantado a su tiempo,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Dias, Carina,
      O'Sensei siempre sembró nas semillas del Michi, de la Via del Corazón y de la Compasion; nos enseñó a nos armonizarmos con Kami, asi como transmitia los preceptos de Kannon.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Preciosas palabras, muchas gracias por compartirlas Ricardo, que pena que el mundo no se pare a leerlas y reflexionar.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Si, me encantan las palabras de Espiritualidad de Ueshiba O'Sensei.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails