Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Prática e o Ki






















Muito se lê e se discute sobre este assunto; muitos Mestres nos apontam para a prática sincera e manter a mente de principiante, uma mente receptiva e sem pré-concepções., Saotome Shihan escreveu um artigo, que acho que nos esclarece muito bem este aspecto:

“ Que é Ki? Eis, provavelmente, uma das perguntas de mais difícil resposta – e, no entanto, ela é muito simples. (...)

Muitos praticantes de Aikido procuram um tipo especial de energia mágica a escorrer das extremidades das mãos estendidas, achando que o seu progresso depende desse elemento místico. Mas, desde os tempos antigos, o termo Ki representa algo que permeia os aspectos mais insignificantes do dia-a-dia. Ki é vibração, como são a luz e o som. A claridade solar é Ki; o trovão é Ki; o vento é Ki. Ele é infinitesimal como o átomo e pujante como a galáxia. Constitui a essência vital do Universo, a força criadora de Deus. Ki enche o Universo e tudo o que ele contém desde o começo até a eternidade. (...)

Já ouvi quem dissesse: ‘Eu não tenho Ki’. Isso é um absurdo. Se você não tivesse Ki, não poderia dizer: ‘Eu não tenho Ki’ – porque, se não tivesse Ki, não teria vida.Talvez você não compreenda o que é o Ki, mas você percebe. (...)

A mente e as ideias controlam a nossa condição física. Isso é um tipo de processo energético. Entretanto, o verdadeiro pode do Ki não é encontrado na mente. Da limitada perspectiva da mente racional, jamais conseguiremos captar a essência do poder. A concentração no conhecimento intelectual anuviará as vibrações espirituais e só o que desenvolveremos será a estratégia: a maior barreira ao verdadeiro entendimento. Lógica, ideias e atitude psicológica, nada disso é necessariamente verdade. O espírito, porém, sempre é. O Ki e o espírito são uma só e a mesma coisa.

Um dia perguntei a O’Sensei:’Como o senhor pode ver Deus?’ Ele apontou para si mesmo e depois para mim: ‘Meu Deus percebe o seu Deus’. O corpo humano é o movimento e a essência do Universo, condensados numa forma – a forma de Deus. O corpo todo e o espaço espiritual que o rodeia são um cérebro; cada nervo e célula, internos ou externos, cada microunidade de espaço na aura espiritual são um receptor da essência de Ki.”

Boa Reflexão.

Oss.



Baseado no livro de Mitsugi Saotome Shihan “Aikido e a Harmonia da Natureza”.

4 comentários:

  1. Buenas noches Ricardo,
    Muchas gracias por compartir esta hermosa reflexión. Todos somos uno y el ki está en todas partes. Hace falta entrenar con sinceridad y con el taza vacia,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Son muy bellas las palavras de Saotome Sensei y de O'Sensei, que nos hablan de la no-dualidad o Unicidad.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Yo creo que el Ki está ahí pero no lo puedes buscar, "él" te encuentra a ti, por eso basta con practicar de forma sincera y constante, ya llegará el momento...

    un abrazo Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Sí,amigo,es cierto que el Ki existe en todas partes y cosa. Enseñaba Ueshiba O'Sensei que el Ki no puede encontrar a ti, que tu eres él y él es tu; tú posees la misma esencia del Universo, es la Unicidad.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails