Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Budo e Kawanabe Shihan
































Em minha visita a Kawanabe Shihan em seu Dojo, este foi muito gentil, reservando um dia para me receber. Mestre Kawanabe me contou que a prática nos ensina a nos harmonizamos com o Universo, que nossas palavras e intenções, também nos levam a determinadas freqüências vibratórias. 

Durante sua prática, o Mestre demonstrou a integração de kototama com cada gesto, o que foi muito bonito de se ver. Estava na minha frente com o discípulo direto de Funakoshi O-Sensei e Inoue Doshu; que tinha convivido com Okuyama Sensei, Egami Sensei, Jigoro Kano O-Sensei e Maeda Sensei, entre outros.

Contou-me que foi através de seus estudos com Inoue Doshu e Okuyama Sensei, que foi desenvolvendo a sua Arte; mostrando-me os seus escritos, que transmitem muito da Tradição.

Na presença de Kawanabe Shihan, a cada explicação que recebia, começava a compreender as palavras de Inoue Doshu: o budo está além da técnica. É como perceber o aroma de uma flor, sentindo a sua essência; essência esta que é Universal. Neste instante, não existe “eu e o outro”, “isto e aquilo”, tudo é uno.

Mestre Kawanabe reforça a importância da oração, da reflexão e do esvaziar-se. 




























Após a prática, o Mestre com muita gentileza, fez questão de me servir um chá e me tirar mais dúvidas; sempre numa atmosfera de muita harmonia. 


Partilharei com vocês o que pude aprender com Mestre Kawanabe, a quem sou muito grato.

Boa Prática.

Oss.

4 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Muchas gracias por compartir este encuentro importante de tu viaje y lo que aprendiste. Seguro que fue un momento mágico.
    Que tengas un hermoso sábado,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buen Día, Carina,
      Si, fueran horas muy mágicas; Kawanabe Shiran es una pessoa de una gran espiritualidad y técnica.
      Gracias por tu comentário y un hermoso Sábado par ti también.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Que gran experiencia Ricardo, muchas gracias por compartirla con todos nosotros, somos muchos los que no tenemos la oportunidad de vivirlas y gracias a personas como tú estamos más cerca de grandes Maestros del Budo.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Caro Amigo Guillermo,
      Tengas certeza, que en el Dojo de Kawanabe Shihan, que estabas en mi pensamiento, asi como Carina, mi Shihan, Lilian y otros amigos. Tengas certeza, también, que tu espirito y estimulo contribuiran para esta visita a este gran Maestro.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails