Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 29 de junho de 2013

Budo e Harmonização























Perguntei a Kawanabe Shihan sobre os ensinamentos do Budo de Inoue Doshu e quais foram as repercussões em sua prática marcial; foi quando ele me respondeu que o que lhe foi transmitido pelo Doshu, tem origem nos ensinamentos de Deguchi Onisaburo.


Shihan falou que Inoue Sensei era um homem muito forte, porem com uma espiritualidade e delicadeza imensas; que com a prática começou a perceber que ao invés de fazer repetições exaustivas dos katas e técnicas, se as fizesse relaxadamente, a energia e vigor logo se manifestavam. O Ki se manifesta, nos revigorando plenamente, através da respiração, da mente vazia e da prática sincera.

Em sua prática, os Kototamas tem destaque, a cada gesto tem uma entoação; estes vieram de estudos da Tradição; transmitidos por Inoue Doshu e Okuyama Sensei. A prática pode ser feita de mão livre ou com o bokuto; o importante é nossa mente está sintonizada com o Hara e sua energia. Me demonstrou movimentos circulares com o bokuto (ou bokken), utilizando a energia do Hara no Tanden; é uma prática muito bonita e diferente do que eu tinha visto até aquele dia.

Kawanabe Shihan sempre enfatizou a importância do Hara na prática, associado a respiração, movimento e ritmo são a origem desta força harmonizadora. A respiração funciona como as ondas do oceano, assim, as técnicas são expressão da respiração; seja uma técnica explosiva ou tranqüila, tem origem na respiração com o Hara.

Enquanto Shihan demonstrava o Hachiriki, entoando Kototamas a cada gesto, isto me levou a compreensão do que tinha sido falado antes: o importante é a nossa sinceridade em cada gesto, pensamento ou ação; assim passamos a nos harmonizar (afinar) com o Universo.

Comecei a perceber que nossa mente ocidental tende a interpretar o Kototama como uma “fórmula” ou “método” com a esperança de “controlar” alguma coisa.   Shihan falou que tanto os Kototamas como orar, nos leva a este patamar de mente vazia e harmonização; o mesmo se aplica as técnicas com bokuto ou mão livre. Foi muito bonito observar a delicadeza e firmeza de cada gesto.

Inoue Sensei falava que a força virtuosa se manifesta no ambiente, através do estudo da Afinidade (Harmonização); e que esta força estava sempre em movimento no Universo, assim se manifestando no plano em que estamos.

Boa Prática.

Oss.

4 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Muchas gracias por compartir tu hermoso encuentro con Kawanabe Shihan. Como bien dices nuestra mente occidental tiende a querer controlar todo, mientras que es cuando uno deja que fluyan es cuando las cosas salen,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Dias, Carina,
      fueran muchas enseñanzas en tan poco tiempo, que poco a poco las estoy recordando y escribiendolas.
      Gracias por tu comentario.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Buenos días Ricardo, me gustaría hacerte una pregunta, todas estas enseñanzas están aseguradas para generaciones futuras?, lo que quiero decir es si detrás de estos grandes Maestros, ya mayores, hay alumnos que hayan captado el mensaje y sean capaces de seguir trasmitiendolo a los budokas venideros.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Guillermo,
      Muy buena tu pregunta, en el caso de Kawanabe Shihan, tiene Curiel Senseien los EE.UU. ; que es una persona muy amable.
      En cuanto al papel del Maestro, que apunta a la sabiduría que ya está en ti. este es el "Despertar".
      Le sugiero que lea este artículo por Osho sobre el Maestro y el discipulo, en este blog
      http://shineitaido.blogspot.com.br/2011/11/natureza-mestre-discipulo.html.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails