Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 21 de abril de 2013

Oração Sincera





















Numa entrevista a Stanley Pranin, Inoue Sensei disse que sua prática diária iniciava com a oração; achava que era muito bom reservarmos um tempo para orar, trazia harmonia ao ambiente da prática. 

Thich Nhât Hanh Zenji falando sobre a oração, relata existir um Gatha na Tradição Budista que diz:

“ Aquele que se inclina e aquele para o qual a gente se inclina,

São ambos vazios por natureza.

Por isso a comunicação entre nós

É indizívelmente perfeita.”

Este trecho nos revela que a natureza do Buda e dos seres vivos são vazias; mas Sunyata (vazio em sânscrito), não significa ‘não existir nada’ e sim ‘não ter uma realidade independente.’  
Zenji nos explica :

“Você e o Buda não duas realidades distintas. Você está no Buda e o Buda está em você. (...) 

Se praticarmos de verdade, veremos que também nós temos a mesma substância de amor, da mente alerta e de compreensão como todos os seres superiores. Deus e nós somos a mesma substância. Entre Deus e nós não há separação.(...)

Possam entender que Deus está em nosso coração. Deus somos nós e nós somos Deus.”

Nos fala que na oração devemos ter mente alerta, concentração, intuição, gentileza amorosa e compaixão; que raiva, censura, inveja e rancor não se bastam. Se faz necessária a energia da mente alerta (Zanshin), da concentração, da compreensão e do amor; que seria como colocar ‘corrente elétrica nos fios’. A mente alerta é a presença real do nosso corpo e de nossa mente, que são direcionados para um ponto: o momento presente (Tada Ima).

“Se você tivera mente alerta, terá concentração, e esta é a condição que levará ao prajña, palavra sânscrita para intuição e sabedoria transcendente. Quando juntamos as palmas de nossas mãos e meditamos nas palavras do gatha da visualização, introduzimos a intuição do prajña para estabelecer o vínculo entre nós e aquela divindade para qual estamos orando.”

Morihei Ueshiba O’Sensei, sempre ensinou sobre a importância da oração e da meditação;sobre a prática da oração ele disse:

“É neste momento que me uno com o Universo, me impregno e inalo os ensinamentos sagrados dos Céus e da Terra. (...)

Não existe ego na oração sincera. Os apegos se desintegram e se transformam em luz.”

Boa Semana.

Oss.

Baseado em entrevistas de Inoue Sensei, textos de Morihei Ueshiba O’Sensei e em “A Energia da Oração” de Thich Nhât Hanh Zenji.

4 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Muchas gracias por compartir tus profundas reflexiones, si es verdad que O Sensei dijo es uno con el Universo, todos formamos parte de ese Universo.
    Que tengas una hermosa semana
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Me maravilla que tanto Inoue Sensei, como Thay Zenji y Ueshiba O'Sensei nos señalan que el único camino posible es la oración y la práctica sincera, pues el ego desaparece porque este no es nuestra real esencia. Estos Maestros nos muestran que a través de la práctica sincera, de nos vaciar, vaciando la mente, manifestamos nuestra esencia divina, común a todos los seres.
      Gracias por tu comentário y que tengas una hermosa semana también.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Interesante entrada Ricardo, yo no soy mucho de hablar de oración ya que entiendo que es algo muy intimo y personal de cada uno, pero me ha gustado leer el post.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Me alegro de que hayas gustado de este post. Creo que las palabras de Ueshiba O'Sensei, al final, definen todo.
      Gracias por tu comentário y que tengas un excelente día.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails