Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Mestre Dogen e Zazen
































O Zazen é algo que só pode ser experimentado, porem existem vários textos que podem nos apontar para o Caminho a ser percorrido, como as palavra de Mestre Eihei Dogen ou Dogen Zenji: 

"O Zazen, de que falo, não é aprender meditação: ele é simplesmente o portão do Dharma, do repouso e da bem-aventurança. É o caminho da prática para alcançar a iluminação total. É a manifestação da realidade última.

Com truques e apegos nunca podem alcançá-lo. Uma vez que seu coração é fisgado, você é como o dragão quando ganha água, como o tigre quando está na montanha. Por que você deve saber que só lá (quando em Zazen) que o Dharma correto se manifesta por si mesmo e que, a partir do primeiro embotamento e distração tudo é posto de lado. (...)

Quando você estiver em um barco e olhar para a praia, você pode supor que a costa está se movendo. Mas quando você mantiver o olhar para perto do barco, você pode ver que o barco se move. Da mesma forma, se você examina muitas coisas com uma mente confusa, você poderia supor que a sua mente e a natureza são permanentes. Mas quando você pratica intimamente e voltar para onde você está, ficará claro que não há nada que tenha um eu imutável. (...)

A imensidão e brevidade do momento presente, podem ser reconhecidas utilizando a imagem grande da lua refletida na superfície do mar, e a imagem pequena da lua na superfície de um copo de água. Outro exemplo é quando a vemos no céu aberto, ou através de um espaço muito restrito, mas a lua continua brilhando no mesmo céu. (...)

Cada momento de Zazen também é a plenitude da prática, igualmente a plenitude da realização. Esta não é uma prática apenas de quando se está sentado; é como um martelo golpeando o vazio: antes e depois, seu repicar requintado permeia em toda parte. Como pode ser limitado a este momento? (...)

Estudar o Caminho de Buda é estudar a si mesmo. Estudar o eu é esquecer o eu. esquecer o eu será realizado por inúmeras coisas. Quando realizado por inúmeras coisas, seu corpo e mente, assim como os corpos e as mentes dos outros desaparecerão. Nenhum traço de iluminação permanece, e, este não-traço se mantêm indefinidamente. (...)

Há uma maneira simples de se tornar Buda: se abster de ações prejudiciais, não estar apegado ao nascimento e à morte, e ter compaixão para com todos os seres sencientes, respeitar idosos e jovens, não excluir ou desejar qualquer coisa, sem projetar pensamentos ou preocupações, então será chamado de Buda. Não procure qualquer outra coisa. (...)

Só aqueles que têm a grande capacidade de confiança genuína podem entrar no reino dos Budas. Aqueles que não têm confiança são incapazes de aceitar isto, por mais que ouçam. (...)

Se você não consegue encontrar a verdade exatamente onde você está, onde mais você espera encontrá-la?"

Boa Prática.

Oss.

Baseado em textos sobre o Zazen.


Leia também Caminho do Zazen

4 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Mchas gracias por compartir este bello artículo para reflexionar, muy adecuado para el fin de semana, cuando tenemos un poco más de tiempo,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Carina,
      Si, me gusta mucho el pensamiento de Mestre Dogen.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Buenos días Ricardo, una pregunta, una vez alcanzada la iluminación qué?, quiero decir, qué meta tienes después?, lo digo porque si la alcanzas a temprana edad el resto de tu vida puede ser un poco transitoria, no?

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Guillermo,
      Excelente tu pregunta:en el Zen, em Advaita, etc., Iluminación, Despertar, Samadhi o Satori es la toma de conciencia; nada cambia en nuestras actividades, dase cuenta de que todos son sólamente aspectos de la Existencia. Hay un dicho Zen: "Antes del Satori - buscar agua y cortar leña, después del Satori, buscar agua y cortar leña."

      Suzuki Zenji, basado en el Maestro Dogen cita: "El Zen no es una especie de entusiasmo (éxtasis), pero la concentración en nuestra rutina diaria". Pero esto no quiere decir que nos convertimos en esclavos de la rutina diaria, y que vamos a repetir actos mecánicamente.

      Satori significa literalmente comprensión, cuando nos damos cuenta de la ilusión de la mente y todo lo que ocurre en la mente, nada más allá de la mente.

      En este momento comprendemos que Zanshin, Mushin Musha, Ima Tada y otros aspectos sólo coexisten y no están separados. Es el ego que separa y clasifica, es este ego que tiene miedo de desaparecer después de Satori.

      En la práctica verdadera hay un camino especial, cada uno tiene que experimentar su trayectoria, no existe "esta es la iluminación, esta es la única verdadera". La paradoja es cuando se quiere demasiado lograr alcanzar el Satori, no se alcanza pero con la mente del principiante (Shoshin), se puede lograr.
      Um ejemplo, de Shoshin, es lo que sucede cuando entrenamos com la mente libre, colaborando con otro practicante, sin expectativas, realizamos técnicas de una manera que nunca nos imaginamos que hemos sido capaces de hacer.

      Gracias por tu comentário.

      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails