Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2013

Homenagem a Mestre Noro


Hoje, tive conhecimento pelo Blog Aikido Larraona, de Guillermo, do falecimento de Mestre Noro, aluno direto de Ueshiba O’Sensei e criador do Kinomichi ®, com vários Dojos pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. Mestre faleceu as 12 horas e 42 minutos do dia 15 deste mês de março, com seus familiares à sua volta, conforme informou Léo Tamaki Sensei, em seu site.

Mestre Masamichi Noro nasceu em 21 de janeiro de 1935, em Aomori, região de Tohoku, Japão. Sempre foi uma pessoa de alta sensibilidade, desde jovem praticou Kendo, Judô e natação, enquanto sua educação era voltada para assumir os negócios da família.

Em 1955, foi apresentado por seu tio a Morihei Ueshiba O'Sensei, o que foi determinante em sua vida, pois no mesmo dia, ele decidiu se tornar Uchi Deshi, se ocupando, também, da alimentação e cuidados diários do Mestre. É um aprendizado de Budo que é executado dia e noite, com o homem que foi e continuaria sendo seu modelo.

De 1955 a 1961, ficou com Morihei Ueshiba em Iwama Tóquio, onde ele teve seu dojo privado. Naquela época, eram poucos Uchi Deshi com Ueshiba O’Sensei, e, em 1961, é enviado por O’Sensei como representante oficial do Aikido para a Europa e África. O Discípulo Noro, deixa seu mestre para esta missão, e afirma que a despedida foi muito dolorosa, tanto para ele como para O’Sensei.

O começo na Europa foi difícil, pois poucos conheciam esta nova Arte, mas aos poucos, muitos mestres de Judo, convidam Mestre Noro para demonstrações, e o Aikido começa a ser divulgado por toda a Europa. Em 1964, reencontra seu amigo Tamura Sensei e se instala em Paris.

Em 1969 Mestre Noro. Sente a perda de Morihei Ueshiba, e, ao mesmo tempo conhece Taisen Deshimaru Zenji,Grande Mestre do Soto Zen, assim como Karlfried Graf von Dürckheim. Muitas reuniões de sucesso seguir. em 1970, conheceu Marie-Thérèse Foix e Gisele Noiret, fisioterapeutas, em seguida, em 1979, a doutora Lily Ehrenfried, realiza com ele pesquisa sobre as diferentes abordagens de trabalhos corporais desenvolvidas no Ocidente durante oséculo vinte, no campo da dança e ginástica harmônica. Mestre Noro se abre para novas idéias, novas perspectivas das técnicas ocidentais. Todos estão direta e indiretamente envolvidos no surgimento das bases Kinomichi ®.

Em 1979, após uma entrevista com o Mestre Kishomaru Ueshiba, filho do Fundador, cria o Kinomichi ®, cujo significado é "O Caminho da Energia"

Posso dizer que era uma pessoa muito amável, assim como sua esposa Odyle Noro-Tavel e seu filho Takeharu Noro Sensei.

A cerimônia será este dia 22 de março, pela manhã, na Igreja de Saint Augustin, localizada na Place Saint Augustin, Paris.

A Mestre Noro, fica minha homenagem.

Oss.

Mais fatos sobre a vida de Mestre Noro, podem consultar o site da Kinomichi International Instructors Association, o site de Léo Tamaki Senseio Blog Aikido Larraona.

4 comentários:

  1. Buenas noches Ricardo,
    Muchas gracias por este emotivo artículo en homenaje al maestro Noro, seguro que le gustaría.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Una gran pérdida Ricardo, como me indicaste, su legado es fuerte, espero y deseo que su esposa continue enseñando Kinomichi.

    Un abrazo y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  3. Buenas Tardes, Carina,
    Muchas gracias por tu comentário.
    Abrazo.

    ResponderExcluir
  4. Hola, Guillermo,
    Gracias por tu comentário y un excelente finde para ti también.
    Abrazo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails