Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Kawanabe Sensei e o Budo
































Kawanabe Sensei conta que seu aprendizado sobre Budo se deve a vários mestres, aos quais sempre foi muito grato e fala com muito carinho de todos em suas memórias. 

No dojo de Waseda, teve contato Egami Sensei, que era aluno mais avançado de Mestre Gichin Funakoshi e Okuyama Sensei, 13 anos mais velho do que ele e com quem teve uma grande amizade. Tadao Okuyama Sensei se tornou seu grande mentor e benfeitor, com quem aprendeu a sua "Kotodama Tsurugi" (Espada de Palavras Espirituais) e filosofia.

Quanto a Egami Sensei, foi um dos discípulos dedicados à prática sob GichinFunakoshi O-Sensei e Yoshitaka Funakoshi Sensei, que levou a uma evolução de qualidade e quantidade quanto a técnica, valores desenvolvidos de acordo com a sua filosofia. Egami Sensei estudou com Inoue Sensei principalmente o aspecto espiritual e filosófico, mais do que treinamento físico real.

Tadao Okuyama Sensei o introduziu para treinar com Inoue Doshu; Egami Sensei se juntou a eles mais tardiamente, nesta época o Shinwa Taido se torna Shin’ei Taido. Kawanabe Sensei disse que devemos atentar, citando Inoue Doshu, que:

“As flores de cerejeira caindo à deriva no vento parecem estar se jogando inconscientemente, suavemente e rapidamente, de acordo com o vento. Esta é certamente a mentalidade e movimento de um mestre, este movimento leve, completo e rápido é um exemplo tanto do aspecto físico como da prática espiritual de Budo. De igual modo, após muita prática, a respiração se torna bem leve, profunda e forte, só é necessário alternar os ritmos de respiração, para que seja adaptável a qualquer mudança de movimento. Okuyama Sensei disse que "Ki" é respirar. Eu concordo, mas na minha opinião o "Ki" tem duas partes: os aspectos físicos e mentais. O "Ki" aparece mentalmente e fisicamente funciona sob a forma de respiração.”

Quanto a Funakoshi O-Sensei, relata que sua maneira consistente e integrada da vida em todos os momentos foi expressão de sua vontade de elevar o Karate-Do, fazer por evitar a violência ao extremo, como o caminho de um guerreiro que se esforça para ser um homem de propósito e virtude.

O-Sensei dizia:”Karate ni Sente Nashi –Em Karate não há nem primeira mão nem primeiro ataque." Kawanabe Sensei considerava esta uma atitude honrosa do Grande Mestre, que tinha um rosto amável e foi uma pessoa tão carinhosa, que faleceu no ano 32 do período Showa (1957).

Para homenagear o Grande Mestre do Karate-Do, estava com Kawanabe Sensei no funeral em Gokoku-jiko, Inoue Doshu, a quem descreve como seu segundo Mestre e uma autoridade no Budo Clássico.

Kawanabe Sensei nos aconselha que treinemos no âmbito do estudo do “Do”, para nos trabalharmos espiritualmente, com o intuito de que nos conduza à Iluminação.

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em entrevistas de Kawanabe Kenjiro Sensei.


Budo e Kawanabe Shihan

Budo e Harmonização

2 comentários:

  1. Buenas noches Ricardo,
    Me gusta mucho la comparación "Las flores de cerezo que caen parecen estar jugando inconscientemente con suavidad y rapidez, de acuerdo al viento. Esta es sin duda la mentalidad y el movimiento de un maestro, este ligero movimiento, completo y rápido", gracias por compartir este artículo
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Sí, siempre he creído ser esta es una enseñanza muy bonita de Inoue Sensei. También me gustó mucho la muestra de respeto de Inoue Sensei por Funakoshi Gichin O-Sensei rindiendo homenaje en su funeral.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails