Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Korindo Aikido





























Minoru Hirai Sensei, nascido em março de1903 em Okayama, teve uma formação em artes marciais desde pequeno, aprendendo Togun-Ryu com um de seus avós, posteriormente iniciou estudo de Okumura Nito- Ryu em 1918. Também, quando jovem estudou diversas Artes Marciais, incluindo Takenouchi- Ryu , Kito- Ryu e Suburi- Ryu; tornando-se mestre em destas , além de Iaido, em 1938 quando funda seu dojo em Kogado em Okayama.

Neste mesmo ano conhece Morihei Ueshiba O-Sensei, e encontrando semelhanças na arte de Ueshiba com base em movimentos circulares com seu próprio estilo de jujutsu que estava desenvolvendo, decide aceitar o convite para participar do Dojo Kobukan. Em 1942, é nomeado diretor para Assuntos Gerais para o Kobukan Dojo e se torna representante deste na Dai Nippon Butoku Kai, uma organização que promove as artes marciais no Japão. A literatura existente afirma que Minoru Sensei foi fundamental na criação do termo "Aikido" para se referir à arte de Ueshiba dentro do círculo da Butokukai.

A base de seu Jujutsu, depois nomeado Korindo Aikido, mostra as características de artes como:

- Hinoshita Toride Kaizan Takenouchi-ryu, que é considerada uma das mais antigas artes de jujutsu do Koryu no Japão, fundada em 1532 por Takenouchi Chūnagon Daijō Nakatsukasadaiyū Hisamori, senhor do Castelo de Ichinose Sakushū.
De acordo com o Takenouchi Keisho Kogo Den, o documento registrando o estabelecimento e desenvolvimento da escola, Takenouchi Hisamori retirou-se para as montanhas perto do santuário Sannomiya para treinar suas habilidades marciais
Takenouchi Ryu é mais conhecido por seu Jujutsu, um sistema completo incluindo Yoroi Kumiuchi, Bojutsu, Kenjutsu, Iaijutsu, Naginatajutsu, Tessenjutsu, Hojojutsu e técnicas de reanimação (Sakkatsuhō). Suas técnicas de Jujutsu foram influentes na fundação de muitas outras escolas no Japão. Suas técnicas de mãos nuas incluem Tehodoki, Ukemiwaza, Nagewaza , Kansetsuwaza, Atemiwaza, Shimewaza e Newaza.

- Kito-Ryu é outra escola tradicional (Koryu) de jujutsu, do inicio do Periodo Edo, que inclui Ukemiwaza, Nagewaza , Kansetsuwaza, Atemiwaza, Shimewaza e Sakkatsuhō. Muitas dessas técnicas são realizadas enquanto a armadura completa. O termo Kito Ryu pode ser traduzido como "A Escola da Ascensão e Queda"; semelhante à formas de "Aikijutsu", utiliza o princípio de "Ki" e Aiki ("Quando duas mentes se unem, o mais forte controla o mais fraco"), e utiliza princípio do "Kuzushi no ri ".

Em 1938 Minoru Hirai Sensei denomina seu próprio estilo de Korindo Aikido, elementos combinados de jujutsu clássico e armamento tradicional japones com os ensinamentos de Ueshiba. Hirai sensei contava que praticou o Okumura Ryu Nito Ryu no dojo de Okumura Torayoshi, na mesmo época que praticava Saburi Ryu Sojutsu; que nesta época era enfocado a grande importância do Taisabaki.

Baseia-se na sua concepção de um Yawara (Jujutsu) de acordo com o espírito da natureza, cuja forma se define claramente para nós e em uma forma muito antiga de Taisabaki, que no plano marcial, exprime o “Circulo sem Fim”, que seria a origem da harmonia; tendo como objetivo de sua arte expressar a Mente Natural, de onde as técnicas marciais fluem de uma maneira natural.

Além do princípio do Tai Sabaki Circular, temos os sete katas: Kesagiri, Kotesabaki, Irimisabaki, Shihosabaki, Isogaeshi, Tsuiage e Ushirosabaki; podem ser praticados com ou sem parceiro. Estes sete katas são praticados para frente, trás, direita e esquerda; para desenvolver a capacidade de aplicar técnicas em qualquer posição e pode ser praticado com as mãos vazias, com uma espada, bastão curto, ou lança. Em julho de 1945, a Dai Nippon Butoku Kai concedeu-lhe o título de Hanshi e em outubro deste mesmo ano, funda o Korindo Dojo em Shizuoka. Em setembro de 1953, o Korindo Dojo em Tóquio foi inaugurado.

Hanshi ensinou até idade avançada, até próximo de seu falecimento, sendo possível ver um vídeo dele ministrando um curso em 1994. Faleceu em sua residência, em Shizuoka, no ano de 1998.

Boa Prática.

Oss.

Baseado em entrevistas de Minoru Hirai Hanshi.

4 comentários:

  1. Buenas noches Ricardo,
    Gracias por compartir este interesante artículo sobre el koryu budo.
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Noches, Carina,
      Sí, es muy interesante, en este estudio encontré hechos y aspectos que no sabía. En Wikipedia en alemán, encontrarás los certificados de Hanshi Minoru Hirai junto a Dai Nippon Butoku Kai. Gracias a ti y que tengas un excelente finde.
      Abrazo.

      Excluir
  2. No había tenido oportunidad de conocer la vida de este Maestro y me ha parecido muy interesante, muchas gracias por compartirlo Ricardo.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buen Dia, Guillermo,
      sí, es muy interesante este Ryu, nos muestra el movimiento de las Escuelas más antiguas, especialmente las manos.
      Esto se observa en Sogobudo.
      Gracias por tu comentario.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails