Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tsukahara Bokuden Takamoto
















Nascido em Kashima, na província de Hitachi (atual Prefeitura de Ibaraki) em 1489, foi considerado um famoso espadachim do inicio do período Sengoku. O significado de Kensei seria um “Santo da Espada”, porém o mais apropriado seria um espadachim que transcendeu as técnicas meramente físicas e penetrou na essência desta Arte, imbuído de dimensão espiritual extraordinária.

 Ele foi discípulo de seu pai, Yoshikawa (Urabe) Akitaka , que lhe ensinou o estilo  Kashima Chûko-ryû ; posteriormente aprende o estilo Tenshin Shoden Katori Shinto-ryu com seu pai adotivo Tsukahara Tosa-no-kami Yasumoto, estudando no Templo de Katori (que possui um forte vinculo com o Templo de Kashima).

 Enviado para o seu Musha shugyo (treinamento ascético do guerreiro), aperfeiçoa suas habilidades viajando por todo o Japão, fazendo estágios e estudos com vários mestres espadachins; assim como se dedicando ao desenvolvimento interior.
Foi instrutor do Shogun Ashikaga Yoshiteru, cujo clã unificou as duas coroas imperiais, e permaneceram no shogunato de 1337 a 1573; conhecido como Período Murimachi ou Ashikaga Bafuku. Outro aluno proeminente foi o governador de Ise, Tomonori Kitabatake.

Tsukahara Takamoto foi conhecido como um nobre rico e cavaleiro errante, até o momento em que se dedica a sistematizar o ensino das artes marciais da zona Kashima; alegando ter esta missão após uma inspiração divina de Takemikazuchi no kami, principal divindade da região de Kashima, assim como dos generais e militares desde o Reino dos Yamatos.

Está escrito que recebeu a inspiração com a frase “kokoro arata ni koto ni atare”, que o sentido literal seria manter a mente/coração como a de um principiante, frente a tudo.
Muitos alegam que este estilo é advindo de suas experiências de shugyōsha, durante o seu Musha shugyo. Mesmo assim, parece que mantinha as abordagens característica do Kashima no tachi e do Ichi no Tachi. 

incluindo abordagens para combater  Nomeia o estilo Kashima Shinto-ryu, ou,também, Mutekatsu-Ryu ("Vitória sem as mãos"); que passou a ser considerada uma nova esgrima. Embora excelente espadachim, sempre evitava confrontos diretos, explicando que sua Escola era a da Não-Espada.

É atribuido a Mestre Tsukahara a seguinte frase: “Mente Serena, não a habilidade, é o sinal de um samurai amadurecido. Um samurai, portanto, não deve ser nem pomposo nem arrogante.”

Morreu em Suka em 6 de março de1571, de causas naturais, sendo enterrado no templo local.

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em textos sobre Tsukahara Takamoto  Sensei

4 comentários:

  1. Buenso días Ricardo,
    Muy interesante la vida de este espadachín, gracias por compartirla y Feliz Año Nuevo, lleno de felicidad y salud
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buen Día, Carina,
      Realmente,la vida Tsukahara Bokuden es muy rica en reflexiones y enseñanzas.
      Feliz 2013 para ti, lleno de felicidad.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Me encanta la escuela Katori, una lástima no poder aprender todo loq ue me gustaría de ella, no cabe duda que leer un poco sobre la vida des este Samurai me habrá acercado un pasito más a mi meta.

    Gracias Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias a ti, Guillermo,
      Es muy interesante la formación de los estilos Katori y Kashima.Pero lo más importante es practicar siempre con el bokken o la wakizachi, armonizando con el Corazón, el flujo se hace por sí mismo; dicen que los grandes Maestros.
      Tengas un buen día.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails