Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 20 de outubro de 2012

A Folha Caindo ao Vento















Muitas entrevista citam o ensinamento de Inoue Doshu de que  "Budo pode ser comparado com as flores de cerejeira caindo, flutuando no vento; transmitindo a passagem em que  Lao Tzu alcançou a Iluminação sentado embaixo de uma árvore. O próprio Lao Tzu, segundo Osho, a transcreveu:

“Eu estava sentado sob uma árvore e tinha feito tudo o que poderia ser feito,  tudo o que era humanamente possível, e estava completamente frustrado. Muita coisa aconteceu por meio disto, mas não tudo; algo estava faltando, algo estava ausente, e o elo que faltava era o m,ais difícil de encontrar.

Então, enquanto eu estava sentado sob a árvore, uma folha seca caiu lentamente da árvore e foi levada pelo vento. O vento estava indo para o Norte e a folha foi levada para o Norte; então o vento mudou de curso e começou a soprar para o Sul, e a folha foi levada para o Sul.

Então, o vento parou e a folha caiu no chão sem nenhuma queixa, sem nenhuma luta de sua parte, sem nenhuma direção própria. Se o vento fosse para o Sul, ela ia para o Sul; se o vento fosse para o Norte, ela ia para o Norte; se o vento parasse, ela se deixava cair na terra e descansava serenamente.

Então, novamente o vento soprou e de novo a folha se deixou levar para o céu; não havia nenhum problema. De repente eu entendi, a mensagem foi transmitida. A partir desse dia, tornei-me uma folha seca e o elo que faltava, que era tão esquivo já não era esquivo.

O elo que faltava era apenas este: pode-se atingir muitas coisas por meio do esforço, mas não se pode alcançar o Tao por meio do esforço. No final, você precisa abandonar o esforço e, de repente, tudo se ajusta e você fica em harmonia. (...)

Então, você não tem nenhum destino, e o destino do todo é o seu destino; então você não está separado e não pensa em termos de individualidade; você se tornou parte do todo e, para aonde o todo estiver indo, você estará indo. Se o todo muda de idéia, você mudará de idéia; se o todo interromper a jornada, isso é belo; se o todo correr, você correrá com ele. Viver ‘de acordo’ significa isto.”

Osho continua:

“Sem nenhuma idéia própria, quando você se torna uma não-mente, o todo vive por meio de você, vive você, move-se por meio de você, move você. Agora você não respira, o todo respira você, e tudo é benção, é uma graça.(...)

Os ventos sopram conta própria e a existência (todo) toma conta.”

Boa reflexão.

Oss.

Baseado em entrevistas sobre Inoue Doshu, textos sobre Lao Tzu e em Osho, no livro “TAO- Sua História e Seus Ensinamentos”.

2 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    muy bonita reflexión, gracias. Si, simplemente hay que dejarse llevar y aceptar lo que pase.
    que tengas un hermoso domingo
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buen Día, Carina,
      Cada vez más, vemos que los grandes maestros hablaban de la Existencia y la no-dualidad. Desafortunadamente, Inoue Doshu no dejó escritos que transmiten sus enseñanzas de Budo. Todo lo que sabemos viene a través de textos Kawanabe Sensei y de otros textos de Kase Sensei que hablaban de la trayectoria de Egami y Okuyama Senseis.
      Gracias a ti.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails