Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 9 de setembro de 2012

Hakkei: A Força Interior























Muito se fala sobre Hakkei e o seu significado, Harada Sensei concedeu uma entrevista, na qual falava de Tadao Okuyama Sensei e  explicava este conceito, de seus preceptores no Dojo de Waseda quando era discípulo de Funakoshi O-Sensei;  já tinha visto Morihei Ueshiba O-Sensei  derrubar o Uke sem encostar a mão nele, e perguntava como isto era possível.

Yoshitaka (Gigo) Funakoshi derrubava o atacante no instante que tocava seu corpo, e quando Mitsuke Harada perguntava ao seu Senpai qual a técnica executada, foi respondido que era o Kanku Sho Kata (Técnica do Olhar o Céu), transmitido pela linhagem de Tode Sakugawa ; só praticada pelos mais graduados.  Harada Sensei e seus colegas não praticaram enquanto estiveram em Waseda.

Egami Sensei acreditava que o Hakkei seria a porta para o desenvolvimento do Toate.

Tadao Okuyama Sensei achava que devia trabalhar com os estudantes a percepção e sensação, acreditando ser condição necessária para atingir este nível. Em 1955, ano em que Harada Sensei veio para o Brasil, antes de partir, Okuyama Sensei chamou-o para treinar, demonstrar o poder desta técnica através de Oizuki.  Suas recordações do período de Waseda passaram a ser motivação para o que chamou “Busca do Hakkei”.

Este termo Hakkei parece ser proveniente de Fajing das Artes Marciais da China, é composto por 2 kanjis : Hatsu que significa Saída, Emissão, Revelação e Formação. O segundo kanji é composto e é o mesmo caractere em Chinês à direita, na sua parte superior com o caractere  Sen que significa Rio,  e em sua parte inferior Kô que significa Construção ou Trabalho; à sua esquerda o caractere Ryoku significa Força ou Poder, sendo que sua associação com Kô significa Mérito ou Serviço.

Ryoku tem uma interpretação visual muito interessante: ou é visto como um homem que maneja sua espada em posição inclinada, ou é visto como uma mão que pressiona vigorosamente para baixo. Mas também pode ser visto como o homem que se põe a serviço, pois é desta atitude de esvaziamento do ego que permite o fluxo da energia se fazer. Está presente no kanji Valente e nos verbos Esforçar, Encorajar, Trabalhar, Cooperar.

O significado geral de Hakkei nos sugere ser um Fluxo de Energia ou Força Vigorosa e Especial que provém do Interior, ou Liberação da Energia Interior.

Como explica Kase Sensei, o fluxo de energia brota do Hara; seja o movimento do braço, seja da perna, devemos nos manter centrados neste Tanden; o próprio Sakamoto Ken Sensei recomendava este centramento no Hara.  

Antes de tudo, devemos desenvolver nossa percepção, passando a “sentir” o fluxo de energia que provém do outro praticante; é algo que não pode ser explicado, simplesmente passa a acontecer e o corpo responde como um todo. Como aprendemos, para tal se faz necessário estarmos harmonizados com o Caminho do Coração.

Boa Prática.

Oss.

Baseado em entrevistas de Harada Sensei e Kase Sensei, artigos sobre as técnicas marciais de Okinawa e enciclopédias de significados de Kanji.

Respiração, Ki e Hara

2 comentários:

  1. Buenas tardes Ricardo, si supongo que entrenando mucho y en calma alguna vez lo sentiremos inesperadamente, mientras tanto habrá que relajarse cada vez más mientras entrenamos. Muchas gracias por este interesante artículo, un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Buenas Tardes, Amiga Carina,
    Sí, estoy de acuerdo, pero como mi Shihan me enseñó hay una técnica para despertar, para ir más allá del portal, es sutil pero sucede. Ueshiba O-Sensei siempre hablaba de eso, cómo ir más allá a través de
    de la Via Corazón; así como algunos discípulos de Waseda de Funakoshi O-Sensei.
    Gracias a ti.
    Abrazo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails