Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aiki e o Despertar da Consciência
















Kanshu Sunadomari Sensei foi o fundador do estilo Manseikan Aikido, cuja família era muito próxima de Morihei Ueshiba O-Sensei, de quem foi Uchideshi. Em sua obra e entrevistas, falava da possibilidade da Iluminação pela via do Budo e Aikido.

Em uma entrevista de Sunadomari Sensei em que falava sobre o Caminho chamado Aiki: 

“Quando toda a humanidade encarnar a lei do Céu, a Paz virá pela primeira vez. Significa conhecer o Espírito do Céu e da Terra e tornar-se consciente da relação entre o espírito de proteção amorosa de todas as coisas e todas as coisas. Se isso for feito, vamos chegar à fase em que não há inimigo. Durante vários anos eu tenho orado ao espírito do Aikido no Dojo. Os objetivos do Aikido são expressos nesta oração.”

Sensei sempre demonstrou aos seus discípulos que tudo era fluxo, conforme  lhe tinha sido transmitido: “O-Sensei disse que "Aiki é ensinar a base para a Criação do Budo em que as técnicas nascem conforme sua própria movimentação." Então, temos que perceber esta base para a criação de técnicas, que é o poder de Kokyu, não existe nada mais. Quando você desenvolver o poder de Kokyu, incontáveis técnicas surgirão.(...)

Está escrito que Budo deve ser Amor. No entanto, não é fácil saber como proceder de modo a incorporar esse ideal na técnica. O despertar espiritual da humanidade é que eu acho algo que uma oportunidade pode ser experimentada em um momento fugaz em que o sentimento é ‘Ahh! Eu compreendo!’.(...)

‘Técnicas sofrem alterações.’O- Sensei disse claramente que até que ponto as pessoas usaram técnicas físicas, mas, doravante, uma técnica espiritual deve emergir. Em técnicas espirituais, o mundo do espírito deve vir primeiro. Deveria haver uma meta nestas técnicas. Uma pessoa se torna capaz de executar técnicas espirituais perseguindo este objetivo durante a execução técnica de cada um.”

Muito importante também, Sensei sempre frisava que Aiki é o Caminho que traz nossos corações para a Unicidade com o Espírito do Universo, nos levando a superar o Ego; conduzindo a hostilidade para fora do coração, transformando aqueles que aparentam ser inimigos em não-inimigos.

Termino com a citação que Sunadomari Sensei  afirma que Morihei Ueshiba O-Sensei acreditava não existirem diversas famílias no Budo, indicando só existir uma única grande família, e que todos que trilharem verdadeiramente este Caminho (Do), conseguirão transmitir este ensinamento.

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em entrevistas de Sunadomari Sensei  a Stanley Pranin.

2 comentários:

  1. Buenos días Ricardo, muy bonita reflexión y cierta, debemos siempre pensar en la unidad,
    muchas gracias y un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buen Dia, Carina
      Es verdad; siempre admiré
      O-Sensei en su preocupación para mostrarnos el Camino de la Iluminación; que podemos lograr este objetivo.
      Gracias a ti.
      Abrazo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails