Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Energia Ki, Meditação e Respiração

























A conceituação de Ki (Qi, Chi, Prana), mesmo que muito conhecido pelas culturas orientais, é muito difícil de encontrar uma definição razoável em qualquer língua; encontramos a denominação como energia essencial, energia vital, etc. Ele está no sangue, no alimento, no ar que respiramos, no vento, no fogo, na água, no cosmos, ou seja, ele é universal.

Mestre Chuang Tsai disse: “Quando o ‘Chi’ (Ki) se condensa, sua visibilidade torna-se evidente de modo que a forma passa a “existir” (coisas, objetos). Quando se dispersa, sua visibilidade não é mais evidente e não há mais forma. No momento de sua condensação, podemos dizer que não seja algo temporário? E, no momento de sua dispersão, podemos afirmar que se torna, então, não-existente?”

Esta energia que dá origem à toda Realidade Manifesta, como bem explicavam Ueshiba O-Sensei e Inoue Doshu. O universo físico oriental constitui um todo perfeitamente contínuo. Os objetos, formados pela condensação do Ki dependem, em última instância, da alternância rítmica de todos os níveis das duas forças fundamentais, yin e yang. Os objetos, com seu ritmo intrínseco, estão integrados no padrão geral da Harmonia ou Ritmo do Universo.

Através de exercícios respiratórios e outras práticas, facilitamos a Harmonização e circulação do Ki pelos Tanden (ou chakras) e pelos canais da coluna; o Ki é o mesmo, porem conforme ele vai ascendendo da base para os chakras superiores, ele vai apresentando diferentes aspectos. As praticas seriam para não deixar o Ki estagnar, como fala uma figura de linguagem antiga: “Assim como a água, se a energia fica estagnada, começamos a ter miasmas e aspectos desagradáveis.”

Ueshiba O-Sensei dizia que o Ki permeava cada porção de nosso corpo e que “a força reside aonde Ki está concentrado e estável; a confusão e a malevolência reinam aonde o Ki está estagnado”.  Esta estagnação se faz devido a ancoragens e bloqueios, segundo W. Reich.

O praticante deve ter consciência de sua respiração e da sua movimentação, o Hara no Tanden é o ponto de partida, porém ele não é o fim do Caminho; fixar-se nele nos impede de alcançarmos os Tandem superiores, deixando de experimentar outros “aspectos”do Ki.

Quando na prática ativa, devemos estar conscientes de todos os Tanden (chakras), assim como em suas projeções nos pés e mãos. Funakoshi O-Sensei pedia à seus discípulos de Waseda para deixarem o chão quente abaixo de seus pés, que tivessem foco na energia.

Através da pratica (ou meditação ativa) e com a meditação passiva, possibilitamos a integração dos Tanden.  Kawanabe Sensei aprendeu a atuação de Ki e respiração com Inoue Doshu e Okuyama Sensei; sempre expressando os dois apectos de Ki:  mental e físico, o mental manifesta-se fisicamente sob a forma de respiração.

Boa Prática.

Oss.

Baseados em artigos sobre Ueshiba O-Sensei, Inoue Doshu, Kawanabe Sensei e Tadao Okuyama Sensei.

2 comentários:

  1. Gracias Ricardo, me gusta mucho el ki que se encuentra al lado del mar. Que tengas un buen día.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Carina,
      También me maravilla la energía que viene del mar.
      Gracias a ti.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails