Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Consciência, Harmonia e Movimento





























Existe um conto na Tradição, que relata como é a Harmonia. Sabe-se que na China, há milênios, milhares de cavernas foram construídas em Lung Men, para os homens meditarem sobre os ensinamentos de Buda. Os homens construíram cerca de cem mil de estátuas do Iluminado.

Conta a lenda que neste despenhadeiro das Cavernas de Lung Men, erguia-se uma árvore, tão velha quanto a memória dos homens. A partir de sua madeira, um  sábio feiticeiro fez uma harpa: magnífico instrumento, modelado de forma requintada, perfeito em seus mínimos detalhes.

Muitos artistas renomados vieram de vários recantos para tocar tal instrumento, porem, por mais hábeis que fossem, os sons produzidos eram dissonantes; quanto mais tentavam controlar tal harpa, mais desagradável era. Como não conseguiam utilizar tal instrumento, o Imperador mandou trancá-la em seu tesouro, aonde permaneceu esquecida por séculos.

Muito tempo após, o atual Imperador convidou o Mestre Pay Ya para visitar sua corte e se lembra de possuir em seu tesouro um instrumento muito belo porem com uma sonoridade horrível e pediu ao Mestre para examiná-lo.

O Sábio começou a acariciar a harpa, sua estrutura, suas cordas, a madeira: abraçava-a junto ao seu coração. Após certo tempo, começou a dedilhar lentamente as cordas e o instrumento pareceu despertar e pouco a pouco passou a manifestar as suas memórias da árvore que era: os cantos dos pássaros que pousaram em seus galhos, os vários animais selvagens que passaram por suas raízes,  as várias estações por que passou, a água das chuvas, o silêncio do gelo, os amores e as tristezas dos homens que sentaram sob seus galhos. Pouco a pouco os salões do Imperador foram inundados por uma sinfonia inebriante.

Após a maravilhosa audição, o Imperador perguntou ao Sábio qual técnica ele usou para tocar aquele instrumento; Pay Ya respondeu; nenhuma. Ele apenas escutou a alma do instrumento e passou a acompanhá-lo, era a harpa que escolhia as composições, ele apenas contava com ela, tinha se tornado um.

Reproduzo as palavras de Villadorata Sensei sobre a Harmonia:

“(...) não procuramos impor nossa decisão em Uke, mas tampouco o deixamos impor a sua; o movimento é criado pelo parceiro sem interromper o fluxo de energia e sem perturbar seu próprio movimento.

 (...) devemos nos tornar conscientes desta energia, aprender a desenvolvê-la, a “controlar” seu movimento unificando-nos a ela. As técnicas não passam de um meio para atingir tal objetivo.

(...) O rochedo não interrompe o fluxo do rio, que continua correr ao seu redor. ”

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em textos sobre Lung Men, Pay Ya e de Villadorata Sensei.

2 comentários:

  1. Muchas gracias por compartir esta hermosa historia Ricardo y por relacionarla al aikido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Carina,
      Esta historia me recuerda cuando yo empecé la práctica del Aikido. Es interesante que el Maestro del cuento, entra en contacto con la arpa a través del Camino del Corazón
      ,siendo un canal para el flujo de energía que provenía de ella.
      Gracias por tu participación.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails