Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mente Búdica, por Bankei Zenji













Bankei Yōtaku , também conhecido como Kokushi (1622-1693), nascido na província de Harima, prefeitura de Hyogo em Hamada, era um mestre japonês aclamado Zen da tradição Rinzai. Seu pai Suga Dosetsu, era um erudito confucionista e um samurai sem um patrono, que abraçou a prática da Medicina.

Aos 13 anos Bankei estava estudando com o sacerdote do templo da família, e no ano seguinte, um amigo da família por perto, Nakabori Sukeyasu, construído para Bankei uma pequena cabana na montanha atrás da casa Nakabori.   Posteriormente teve vários mestres e percorreu várias escolas do Budismo  (Shin, Shingon, Ch’an e Rinzai)

Após muito tempo de estudos e meditação (Zazen), foi apenas através de uma experiência de proximidade da morte, quando estava desenganado, pois a tuberculose o tinha debilitado muito, que alcançou o Despertar, e disse:

“... De repente, apenas naquele momento
(...) eu percebi que era aquilo o que me havia escapado até agora:
Todas as coisas estão perfeitamente resolvidas no Fu-shō (Incriado).”

Todo o ensinamento de Bankei pode ser sintetizado em uma frase:
"Permanecei no Fu-shō!". 

O termo "Fu-shō"  já era usada no Budismo para sugerir o que é intrínseco, original, incriado. Mas Bankei foi o único a usar o termo como o núcleo do seu ensinamento. Bankei ensinou que não se deve tentar obter o Fu-shō mas sim deve-se simplesmente permanecer nele. O Fu-shō não é uma condição a ser criada, ela já é, completa e perfeita mente tal como ela é.  Ele postulava:

“Sua mente incriada (Fu-shō) é a própria mente do Buda em si mesmo, e não se preocupa com nascimento ou morte. Como prova disso, quando olha para as coisas, você é capaz de ver e distingui-las de uma só vez. E como você está fazendo isso, se um pássaro canta ou um sino toca, ou outros ruídos ou sons ocorrem, você ouve e reconhece cada um deles também, embora não tenha dado origem a um pensamento único a fazê-lo. Tudo em sua vida, desde a manhã até a noite, procede desta mesma maneira sem ter que depender de pensamento ou reflexão. Mas a maioria das pessoas não estão cientes de que, eles acham que tudo é resultado de sua deliberação. Isso é um grande erro.
Se você abrigar o mínimo de noção para se tornar melhor do que você é ou a menor inclinação para procurar alguma coisa, você vira as costas para o Fu-shō. Não há nem alegria nem raiva na mente com que você nasceu - apenas a mente do Buda, com sua maravilhosa sabedoria que ilumina todas as coisas.”

Sobre a Iluminação, ele escreveu:
“Se você acha que a mente
É que alcança a Iluminação
O 'meu', o 'seu' pensamento
Vão lutar um com o outro.
Esses dias eu não estou preocupado sobre como
Conseguir a iluminação o tempo todo,
E o resultado é que
Eu acordei de manhã sentindo bem.”

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em textos sobre Bankei Zenji

2 comentários:

  1. Gracias Ricardo, cuando buscas algo y no lo encuentras, relajate que seguro que desde que dejes de buscarlo aparecerá.
    que tengas un bello miércoles!

    ResponderExcluir
  2. Gracias Amiga Carina,
    como dijeron Inoue Doshu y Ueshiba O-Sensei debemos mantenernos unificados con la Mente Unica.
    Abrazo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails