Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

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quinta-feira, 28 de junho de 2012

Budo, Respiração e Zen
































Lendo o Kashima Shintoryu Heiho Jikansho  (Contemplação sobre as Estratégias Marciais da Escola de Manejo de Espadas de Kashima), observa-se que a respiração tem um significado importante, pois os corpos possuem movimentos, mudanças de tempo e ritmo,assim como a potencia das técnicas estão profundamente ligadas a respiração.

Ao usar a respiração livre e ritmá-la ao mesmo tempo, observamos que toda a musculatura e ossos dos membros assim como do tronco podem ser usadas com movimentos mais precisos e potentes.

Observa-se a que o pulso, os órgãos internos, o sistema nervoso, o ciclo circadiano (hormonal), ou seja, o que não pode ser controlado conscientemente pode ser influenciado pela respiração. A conscientização do Tanden é uma base importante.

Durante o período Edo, era comum que os mestres de Artes Marciais praticassem o Zen ou o Mikkyo (Budismo Esotérico), treinando técnicas respiratórias como Susokukan (método de respiração e meditação com contagem das inspirações) ou a Meditação Ajikan.

Sabe-se que Shirai Toru (1783-1843) a partir de Ittoryu aprendeu a alquimia espiritual de monge ZenHakuin Ekaku (1686-1768). A tradição conta que a linhagem Shirai Ryu foi fundada no final da era Edo por Shirai Toru Yoshikane , quinto Soke da Tenshin Itto-ryu e Itto-ryu Hokushin, discípulo de Chuta Shikei Nakanishi , Nakanishi-ha Itto-ryu Shodaime  (mestre de primeira geração). Foi este último que introduziu os métodos de Hakuin Zenji de controle da respiração para formar o núcleo curricular dentro da linhagem Nakanishi.

Termino com uma citação desta Escola:

“Todas as coisas têm uma essência divina interior e uma maravilhosa manifestação exterior.

A essência de uma árvore se manifesta em suas belas flores e folhagem abundante.

A essência de uma árvore não podia apreciar se não tivessem flores e folhas.

Os seres humanos têm uma essência divina interior que não pode ser vista,

mas se manifesta   através das técnicas maravilhosas do Budo.”

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em textos de Kenjutsu e Zen.

2 comentários:

  1. Muy interesante el texto y muy hermosa la cita de la escuela comparando la esencia divina. Namaste Ricardo, hoy lei un artículo sobre esta bella palabra en la pagina web de Francis Sensei.

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    1. Estimada Amiga, Carina,
      Esta palabra que mencionastes tiene un bello significado ,
      realmente: El Dios en mí saluda al Dios en ti ". Esto significa que todos somos uno, somos todos la misma esencia divina.
      Gracias por tu participación.
      Namaste.

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