Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 26 de maio de 2012

Ekkin-kyo




















Este método seria cerca de 18 exercicios com a finalidade de melhorar a circulação de energia (Ki). Segundo Karate-do Kyohan, de autoria do Mestre Gichin Funakoshi, o karate se originaria dos escritos do Ekkin-kyo; cuja elaboração é atribuída a Bodhidharma(ou Daruma), quando foi da Índia para a China, sendo citado como o fundador do Ch’an (ou Zen).

A Tradição conta que nos últimos anos de sua peregrinação, ao chegar no Templo Shorin-ji (Shaolin) na província de Hunan,  encontrou os monges  numa condição de saúde tão precária, devido às longas horas que eles passavam imóveis durante a meditação.

Daruma então estabelecido um método de desenvolver o corpo ea mente, dizendo-lhes: "Embora o caminho de Buda seja pregado para a a lma, o corpo e alma são inseparaveis, não há como completar a formação por causa do esgotamento físico. por esta razão, vou mostrar um método pelo qual seja possível desenvolver força física o suficiente para permitir a si mesmos atingir a essência do caminho de Buda. "

Bodhidharama tinha redigido 2 textos:  o Yi GinChing (ou Ekkin Kyo em japonês) e o Shi Soei Ching; este ultimo também poderia ser usado a atingir o estado de Buda (iluminação espiritual).
Estes exercícios consistem numa combinação exercícios de respiração abdominal profunda com o foco no Hara no Tanden e uma série de sequências de movimentos.

Este conhecimento foi transferido para o Reino de Ryukyu (Reino de Okinawa), quando estava sobre a influência cultural da China por séculos . Quando invadida pelo Clã Samurai Satsuma, no século XVI, tiveram que dar tributos ao Imperador japonês e houve a interdição do uso de armas, começa a se desenvolver a prática da Arte Marcial de Mãos Nuas (como o Shuri-Te, Shorin-Te, etc.) e o Ekkin Kyo foi amplamente divulgado entre os praticantes, se desenvolveu como uma característica do karate de Okinawa.

Bom fim de semana.

Oss.

Baseado em textos sobre Ekkin Kyo, Bodhidharma e Gichin Funakoshi O-Sensei.

2 comentários:

  1. Muy interesante Ricardo y tan cierto para mantener la salud hay que ejercitar la mente tanto como el cuerpo, gracias, un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buen Día, Amiga Carina
      Muy interesante para ver lo que estaba Bodhidharma quien trajo las bases para el Zen y las Artes Marciales. Él viene de una casta guerrera, pero busca el Despertar a través de Zazen. Cuando en China, muestra que el intento de Iluminacion a traves la negación del cuerpo es simplemente contrario a esencia del Camiño del Buda. Estas raíces, provinientes del método practicado por Bodhidharma fue a Okinawa. Al mismo tiempo, este método vuelve a Japón por otra vía, a través de NakamuraTempu Sensei, que trajo de la India (Shin Shin Toitsu Do), influyendo, también, los grandes maestros de su tiempo.
      La verdad es única: mente-cuerpo-alma son inseparables.
      Gracias.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails