Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Homenagem a O-Sensei Morihei Ueshiba























No dia 26 de abril de 1969, aos 86 anos incompletos, fazia a grande transição O'Sensei Morihei Ueshiba, o Grande Mestre que tanto influenciou minha adolescência, me marcando muito os ensinamentos sobre o espírito de não-violência, de não-resistência e do Amor Universal; justamente na tão conturbada época dos anos 70.

Faziam poucos anos de sua morte, e sentíamos sua presença nos seus ensinamentos que eram propagados por Sensei Adélio e por seu Clóvis Vidor (Sensei Clóvis Mello). Reproduzo aqui uns ensinamentos trazidos até nós:

“Toda a vida é uma manifestação do espírito, a manifestação do Amor. (...)

 Aiki não é uma arte de combate contra um inimigo tampouco uma técnica de destruição do adversário, mas o Caminho da Harmonização do mundo que faz de toda a humanidade uma mesma família.

Todos os princípios do Céu e da terra estão vivendo dentro de nós.  A própria vida é a Verdade, e isso nunca vai mudar. (...) A respiração é o fio que nos une a Criação.

(...) Existem muitos caminhos que levam ao topo do Monte Fuji, porém apenas um nos leva ao topo - o Amor.

Todos nós temos um espírito que pode ser refinado, um corpo que pode ser treinado , um Caminho adequado a seguir. Estamos aqui para perceber a  divindade interior e manifestar a iluminação inata.”

A melhor homenagem ao Fundador do Aikido, seria expressar a nossa gratidão eterna e tomarmos consciência do significado destes seus ensinamentos. Obrigado O'Sensei.

Oss.

Baseado em fatos e ensinamentos de O'Sensei  Morihei Ueshiba.

2 comentários:

  1. Si gracias O Sensei por el magnífico legado que nos dejaste y gracias Ricardo por compartirlo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias a ti Carina,
      El mayor regalo para O-Sensei, es lo que hacemos, la gran amistad y hermandad entre los practicantes de Artes Marciales, todos formando una gran familia.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails