Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 21 de abril de 2012

Gassho
























Está escrito que Mestre Dogen disse certa vez: “Enquanto houver reverências verdadeiras, o caminho de Buda não se deteriorá. Ao fazermos reverências, nós integralmente prestamos respeito à virtude que tudo invade de sabedoria, que é o próprio Buda. ”

Gassho significa "duas mãos que se juntam", e expressa uma atitude de reconhecimento da divindade no próximo, Humildade, Respeito e Gratidão. Também significa unificar as polaridades do ser (direita e esquerda, passividade e atividade, o interior e o exterior, o corpo e a mente, o positivo e o negativo, etc); , representando o Dual tornando-se o Não-Dual (Coração-Mente).

Patrice Gros diz que “Gassho nos abre ao espírito do gesto  (...) ou seja,  a mente que permanece, sem foco,e permanece vigilante, atenta ao momento e para o seguinte ...Basta estar atenta ao que está acontecendo aqui e agora. Então, precisamos manter a consciência do gesto, bastar estarmos atentos ao que fazemos naquele instante, e, assim,recuperar o sentido do sagrado através do nosso toque.


Gassho é um convite para esvaziar a mente (mu shin) a fim de que a ação seja justa, perfeita, e adaptada de acordo com a situação e a pessoa a ser tratada. Gassho nos leva a perceber o não-eu, de modo que o verdadeiro Eu se manifesta (...) Gassho facilita a introspecção, o recolhimento assim como a contemplação interior.  


Gassho que é a de expressar humildade, oferenda, respeito e harmonia, total unidade mente-corpo, íntima comunhão com todos os seres sencientes, além de todas as separações e diferenças.”


Termino com os dizeres de Mestre Dogen:

 “Segundo a Tradição Autêntica de nossa escola, esta lei búdica, transmitida diretamente, é suprema ao grau supremo. A partir do momento em que estejas com um amigo de bem, não há necessidade de queimar incensos, de venerar os Budas, de invocar Amitâbha, de se arrepender ou ler os Sutras. Basta ambos se sentarem e se despojarem de corpo e espírito”.

Boa Reflexão.

Oss.

Baseados nos escritos de Mestre Dogen,  artigos sobre o Zen e de Patrice Gros.

2 comentários:

  1. Gracias Ricardo, encontré esto an el blog
    http://www.sotozen.cl/?p=1003
    Gassho es la abreviatura para „gatsu-sho“.

    Una historia dice que después de un encuentro entre Mahatma Gandhi y Albert Einstein, el científico le preguntó a Gandhi cual es el significado de este gesto que en otras tradiciones budistas se llama Namasté. Gandhi respondió de la siguiente manera: “honro el lugar en ti, en el cual se encuentra todo el universo. Honro el lugar de la luz, del amor, de la verdad, de la paz y de la sabiduría que se encuentra en ti. Honro el lugar en ti, donde, cuando tu y yo estamos ahí, nosotros ambos somos solo uno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muy rico este articulo. Gracias a Usted. Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails