Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 15 de abril de 2012

As Artes Marciais e o Self


























Aoki Hiroyuki Sensei, deu uma entrevista falando sobre o seu treinamento, o Self e o Ego nas Artes Marciais. Ele que foi discípulo de Egami Sensei e de Inoue Doshu, por anos, fala sobre certos aspectos da Existência que passou perceber após seus estudos; desta caminhada surgiu o Shintaido.
Ele conta existir um ditado tradicional no Japão, que diz: "As Artes Marciais são o Tao comum que liga todos os Campos". Complementando ele cita um poema de um Artista Marcial, há cerca de 400 anos: "Quão perto estou da aldeia da montanha tão longe continua o Tao que eu busco! "
Aoki Sensei nos fala sobre a prática, observando que se alguém se mantém estudando e aprimorando certa técnica, finalmente ele atinge o nível, de relance, no ápice de sua vida comum.
Afirma que muitas vezes a grandeza e o aprofundamento de tal pessoa, a menos que nós a observamos com muito cuidado, pode passar percebida; pois todos os segredos obtidos se misturaram completamente na sua vida diária.
Sensei sugere, primeiro de tudo, tirar toda a tensão desnecessária do nosso corpo, pois, mesmo do ponto de vista espiritual, as pessoas se tornam frágeis quando têm alguma tensão no seu corpo, porque o corpo está cheio de ego e não vai aceitar o espírito celestial. Em um estado relaxado, o corpo se parece como um vaso vazio feito de rede de fibra. Nessa condição, a energia da grande natureza ou do Universo, passa através de nosso corpo. Quando vamos além do nível de esforço, podemos usar a técnica fluidamente bonita, mas com poder de ataque extraordinário.

Sensei nos explica que quando Nage e Uke estão juntos, no momento em que o parceiro pensa em atacar, ecoará em mim uma espécie de vibração. Isto acontece porque eu percebo tudo em mim, o ar em mim, no parceiro, no espaço entre nós e preenchendo tudo a volta; o Todo ecoa em Nage-Uke e, ao mesmo tempo, tudo unificado com um só. Isso significa que a verdade original do Universo passa por mim quando eu abro completamente o meu corpo e espírito.
Falando de seu treinamento com Inoue Doshu e Egami Sensei, ele cita: “Naquela época, intuitivamente, percebíamos a realidade da vida e sentido completo despertando, o despertar do verdadeiro Self. Esse é o nosso verdadeiro Self.”

Boa Semana.

Oss.

Baseado em artigos sobre Aoki Sensei, Shin’ei Taido , Sogobudo e Shintaido.

2 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Buen artículo para el domingo, la clave está en la relajación y que todos somos uno,
    muchas gracias por compartirlo,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, Carina,
      Muchas Gracias por tu comentário.
      Un excelente domingo para tí.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails