Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Não-Dualidade e Consciência







































Nossa prática diária é um caminhar em direção à Consciência, pouco a pouco vamos entrando em contato com a Não-Dualidade. Muitas vezes temos “contatos” fugazes, como estar ao lado de um rio calmo e de águas cristalinas, e, pelo condicionamento ou inconsciência, molhamos a mão para refrescar o rosto.
Quanto tempo demoraremos para perceber que podemos beber e nos banhar nestas águas?

 Quanto tempo para tomarmos Consciência que não existe rio, água, eu, nós, mundo fora ou mundo dentro?
Não existem respostas, existe a vivência e a prática. O-Sensei Morihei Ueshiba, Tempu Nakamura Sensei, Yamaoka Tesshu Sensei, Osho e Inoue Doshu nos apontam o Caminho; através prática da meditação e esvaziamento do Ego, nos tornando um com a Existência.

Swami Sambodh Nasseb, em seus textos, nos fala sobre esta caminhada:
“Consciência é como o espaço, e nós somos isso. Nosso corpo é acolhido pela consciência. Nossos pensamentos são acolhidos pela consciência. Quando despertamos para este acolhimento que já está acontecendo de fato, tomamos consciente do quanto estamos sendo cuidados neste exato instante.

Quando acolhemos todos os pensamentos, os positivos e os negativos, nós despertamos a unidade que somos. Por acolher, percebemos que somos maiores do que aquilo que estamos acolhendo. Logo, se acolho todos os pensamentos, eu sou consciência acolhendo. E consciência está além dos conceitos positivos e negativos da mente.

Acolhemos em nosso coração consciente tudo que aparecer. Podemos fechar os olhos e praticar isto por alguns momentos. Você pode colocar uma música relaxante se quiser. Inicie colocando as mãos no centro do seu peito, uma em cima da outra. Quando sentir a conexão mais profunda, relaxe as mãos no colo e diga para si mesmo: “Acolho tudo que vier pra mim agora”.

E fique simplesmente sentindo este acolhimento. Significa que você não luta com nenhum pensamento. Só acolhe. Você também não entra em conflito com nenhum sentimento negativo. Só acolhe. Qualquer sensação desconfortável no corpo, apenas acolha em seu coração consciente.

Esta prática tem um poder de cura imenso, porque lhe ensina a transformar suas energias ao invés de lutar com elas.”
Assim como a Não-Dualidade:

“O que é não-dualidade?
É o percebimento de que não há separação entre você e a vida, entre você e os outros.
Simplesmente porque não existe VOCÊ.
Este VOCÊ é simplesmente um mito.
A vida inclusive inventa este VOCÊ/EU para que o jogo tenha graça.
Mas na verdade, a vida é como um organismo.
A ilusão da liberdade do ego é mais uma das brincadeiras!
Afinal, o ego é apenas a sombra de um gato preto no escuro...”

Boa Prática.

Oss.

Baseado em textos sobre o Zen e de Sambodh Naseeb (“Você/EU” e “Consciência” em http://naodual.blogspot.com)

2 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Una bella reflexión, gracias por compartirla
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, Carina,
      Este texto de Swami Naseeb, nos muestra muy bien el concepto de la no-dualidad y despertar de la conciencia, los conceptos de Zen y lo que vemos en nuestros Artes Marciales el día a día, sobre todo de Aikido, Shin'ei Taido, Shintaido, Kitaido, así como las enseñanzas de Shihan Kawanabe, Ueshiba O'Sensei, Inoue Sensei, entre otros Grandes Mestres.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails