Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 22 de outubro de 2011

Shin Shin Toitsu Do e Nakamura Tempu Sensei























Nascido em 30 de julho de 1876, sob o nome de Saburo, oriundo do Clã Yanagawa de Kyushu, foi um dos mais populares filósofos japoneses, que influenciou muitos Mestres de Artes Marcais (além de políticos, empresários, artistas, escritores, etc.). 

É conhecido como o fundador da Yoga Japonesa ou Shin Shin Toitsu Do (Caminho da Unificação da Mente e Corpo), tendo como alunos Tohei Koichi Sensei, que posteriormente fundou o Shin Shin Toitsu Aikido, e Tada Hiroshi Sensei, que desenvolveu o Ki no Renma (ou Cultivo do Ki), um sistema de exercícios respiratórios e de meditação.

Desde cedo praticou Judo, Kenjutsu e Iaido; entrando para o exército aos 16 anos de idade e foi enviado, como agente secreto, para servir no estado de Manchukuo. Por volta dos trinta anos de idade, contraiu tuberculose de forma severa e percorreu o mundo atrás de cura.

Em 1911, encontra um filósofo com o nome de Kaliapa, que o leva para a terceira maior montanha do mundo, o Monte Kangchenjunga, entre a Índia e o Nepal. Lá fica praticando Raja Yoga e Karma Yoga; fazendo estudos e práticas ligadas ao Prana (Ki no Japão), ficando curado.
Kaliapa postulava que somos um com o Universo, de que estamos imbuídos da Energia Universal, logo, todo ensinamento vem direto a nós; basta apenas estarmos receptivos.

Nakamra Sensei retorna, então, ao Japão, para divulgar este Caminho. Faleceu em primeiro de dezembro de 1968. Seus ensinamentos são práticos e diretos, vejamos alguns:


“Só se vive uma vez, mantenha-se no presente. O passado se foi e o futuro é desconhecido.”

“Não pense no trabalhar como dever, senão se torna um fardo. Transforme-o num prazer, vivendo de modo respeitoso, correto, positivo e corajoso.”

“Seja sempre agradecido, honesto, gentil e agradável. Seja gentil e verdadeiro ao falar.”

“O corpo e a mente formam uma única entidade; a vida segue leis naturais básicas que não devem ser violadas. Sua atitude em relação à vida determina os seus resultados.”

Boa Reflexão.



Oss.
Baseado em artigos sobre Nakamura Tempu Sensei e sobre Tohei Sensei.

2 comentários:

  1. Hola Ricardo
    Muy sabias las enseñanzas Tempu Nakamura Sensei.
    No sabía que Koichi Tohei había sido su alumno, aunque si que creó el Shin Shin aikido.
    Muchas gracias por compartirlo
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Sí, mucho de lo que aprendemos proviene de las enseñanzas del Maestro Nakamura, transmitido por Tohei Sensei. Autores de la época, citan que muchos estudiosos de Artes Marciales buscaron Nakamura Sensei, para con él aprender las técnicas antiguas que Sensei llevó a luz del conocimiento.Él era muy famoso por esto.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails