Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 11 de setembro de 2011

O Despertar de Yamaoka Tesshu Sensei



Tido como um dos maiores artistas marciais do século 19, é originário do Clã Samurai Ono ( do qual há relatos desde século 8). Nascido em 10 de junho de 1836, com o nome de Tetsutaro, começa a prática da espada aos 9 anos de idade, na tradição Kashima Shinden Jikishinkage Ryu. Mais tarde, ao mudar-se para Takayama, começa a pratica do Ona Ha Itto Ryu.


Aos 17 anos incorpora-se ao Instituto Militar Kobukan, sendo aceito com discípulo de Yamaoka Seizan Sensei, na Escola Yamaoka de Manejo de Lança. Seizan Sensei morre e Tetsutaro casa-se com a irmã do mestre, adquirindo o nome Yamaoka Tesshu para manter esta tradição marcial do Clã que o adotou. Com o tempo, passou a ter fama de Mestre Espadachim (conhecia quase todos os estilos) e Mestre Calígrafo; mas, também a fama de muito beber e dormir.

Aos 28 anos, é derrotado em duelo, por um Mestre Espadachim Zen, Azari Gimei, de quem se torna discípulo. Como Tesshu não era aplicada aos estudos, principalmente do Zen, Azari (mesmo sendo um homem pequeno) ficou conhecido por conduzir, durante os treinos, o discípulo até a porta de trás do dojo e jogá-lo na rua, fechando a porta na sua cara.

Tal fato aconteceu tantas vezes, que Tesshu começa a se aplicar nas técnicas e na meditação, se empenhando ao máximo. Mesmo quando comia ou dormia, só tinha as técnicas da esgrima em sua mente. Muitas vezes, acordava a noite e treinava com sua esposa as variações de técnicas, com as quais tinha sonhado. Ao mesmo tempo, praticava a meditação com afinco.

Ao mesmo tempo, como não conseguia entender o Koan Zen que Azari Sensei tinha lhe dado; confuso e por ter passado muito tempo tentando entender, solicita a ajuda do Mestre Ganno Zen, com quem estuda por um tempo. Koan: “Originalmente a Não Uma Vez Coisa existe”.

Certo dia, pela manhã, quando praticava o Zazen, Tesshu alcança a Iluminação e percebe que embora houvesse a prática da espada, com a Consciência devemos praticar a “não-espada”, pois não existe inimigo; só existe o “não-inimigo”, o “não-outro”, a percepção da Unidade (Não-Dual). Tesshu decide nada contar sobre sua experiência a Azari Sensei.

Ao chegar no dojo, Tesshu é olhado por Azari Sensei, que prontamente reconhece que o discípulo tinha encontrado a Iluminação, e diz: “Você chegou lá”. Azari Sensei disse nada mais tinha a ensinar, e que Yamaoka Sensei devia agora ter o seu próprio dojo para divulgar a “Técnica da Espada da Não-espada”.

Posteriormente, Yamaoka Sensei, tornou-se um dos preceptores do Imperador Meiji. Porem, devido a um câncer de fígado e estômago, sua vida termina em 1888, do mesmo jeito que alcançou a sua iluminação. Ao acordar, pela manhã, o mestre sente que já é hora de partir, escreve um poema, toma a postura de Zazen e fecha os olhos, aguardando para entrar na morte.

Boa Semana.

Oss.

Baseado em artigos sobre a vida de Yamaoka Tesshu Sensei

2 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Muchas gracias por compartir la historia de la vida de Yamaoka Tesshu Sensei, muy interesante como al final encuentra la iluminación
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, Carina,
      Son muy bellas la história y las enseñanzas de Yamaoka Sensei.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails