Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Budo: Simbolismo do Bambu
























Foi-me perguntado sobre o simbolismo do Bambu ou Take, na língua japonesa, que passou a ser incorporado em vários aspectos da cultura japonesa; inclusive nas Artes Marciais.

Este simbolismo proveniente do Taoísmo, foi pouco a pouco sendo incorporado nas Artes Marciais. O bambu nos parece frágil, porem, "sábiamente" e naturalmente, cede a situações ou condições externas, se adaptando constante mente, o que o leva a triunfar.

O bambu é oco por dentro, simbolizando o esvaziamento da mente e do ego; externamente apresenta base e estrutura fortes. Sua flexibilidade, que se adapta e retorna à postura inicial, faz com que devolva qualquer golpe, com a mesma força. Embora não aparente, o bambu oscila entre uma postura fixa e não ao mesmo tempo; está sempre pronto a responder porem com naturalidade, esta é sua natureza.

Take demonstra o movimento natural e espontâneo, que brotam devido ao seu esvaziamento; assim é o ideal para os praticantes do Budo, ser humilde o suficiente para alcançar o objetivo final, conforme as palavras de Inoue Doshu.

Então, encontramos em Take todos estes atributos: humildade, cortesia, esvaziamento de ego, mushin, kamae, flexibilidade com resposta imediata, forma com não-forma.

Seu kanji, faz nos lembrar duas folhas de bambu, que podem representar dois praticantes de Budo. Em palavras compostas geralmente pronuncia-se Chiku.

Boa Semana.

Oss.

Baseado em Compêndios e artigos sobre Budo.

2 comentários:

  1. Buenas tardes Ricardo,
    Si el bambú es muy importante en la cultura japonesa, lei que el bambú japonés tarda 7 años en brotar, mientras tanto se desarrollan las raíces, como nosotros cuando crecemo interiormente y desde fuera no se aprecia nuestra maduración
    Gracias por el texto
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Si, es muy bonito el simbolismo de Bambú. Pero el significado principal, es vaciarnos de nosotros mismos, para convertirse en un canal para el flujo de Ki y de la Realidad; que pasen libremente a través de nosotros.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails