Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Sutra do Coração

PRAJNAPARAMITA HRIDAYAM SUTRA é um conhecido sutra da corrente Mahayana, muito estudado pelo Zen e determinadas Escolas de Artes Marciais. Alguns estudiosos acham que é proveniente da India, porem existe uma corrente que acha que é original da China e posteriormente foi escrito em sânscrito. Existem versões em Siddham, muito antigas. 

Neste sutra, Avalokitesvara, ou Boddhisattva da Compaixão, descreve como é a vacuidade para Sariputra, sendo a metáfora mais conhecida “A Forma é o Vazio, o Vazio é a Forma” ou “A Forma não é diferente do Vazio, o Vazio não é diferente da Forma”.


Boddhisattva significa “Ser da Iluminação”, ou seja, alguém que está prestes a alcançar o estado de Buda (estado de Iluminação). Boddhisattva tem a capacidade de gerar a “Mente da Iluminação”, que possui dois atributos: Grande Sabedoria (que transcende a existencia ciclica e percebe a verdadeira Natureaza da Realidade, que é a Vacuidade) e Grande Compaixão (transcende o estado de liberação e tende a ajudar todos os outros seres a atingir a iluminação).

Também é explicado que o transcendente só pode ser encontrado em sua manifestação no imanente, não adianta procurar em nenhum outro lugar.

Este sutra geralmente é encerrado com um mantra, que é para aumentar o nível de consciência de quem o recita. Existem escolas que recitam este mantra no inicio e no final. Aqui será colocado uma das versões, em português, deste sutra.

Mantra: Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Svaha

ÓH BODDHISATTVA DA COMPAIXÃO, EM SUA SABEDORIA PROFUNDA,
VIU CLARAMENTE QUE OS CINCO MONTES SÃO VAZIOS E SUPEROU TODO SOFRIMENTO E ANGÚSTIA,

Ó SHARIPUTRA, FORMA NÃO DIFERE DO VAZIO; VAZIO NÃO DIFERE DA FORMA. FORMA É VAZIO, VAZIO É FORMA. SENTIMENTO, PENSAMENTO, VONTADE E CONSCIÊNCIA TAMBÉM SÃO ASSIM,

Ó SHARIPUTRA, TODAS AS COISAS SÃO VAZIAS; NÃO HÁ NASCIME-TO, NEM MORTE, NEM MÁCULA, NEM PUREZA, NEM AUMENTO, NEM DIMINUIÇÃO.

 LOGO: NO VAZIO NÃO HÁ FORMA, NEM SEMTIMENTO, NEM VONTADE, NEM CONSCIÊNCIA; NEM OLHOS, NEM OUVIDOS, NEM NARIZ, NEM LÍNGUA, NEM CORPO, NEM MENTE; NEM CÔR, NEM SONS, NEM CHEIRO, NEM GOSTO, NEM TATO, NEM INTELECTO; NADA EXISTE ENTRE OS REINOS DA VISÃO E DA CONSCIÊNCIA; NÃO HÁ IGNORÂNCIA, NEM EXTINÇÃO DA IGNORÂNCIA; NÃO HÁ VELHICE NEM MORTE, NEM EXTINÇÃO DA VELHICE NEM DA MORTE: NÃO HÁ SOFRIMENTO, NEM ORIGEM, NEM CESSAR E NEM CAMINHO; NÃO HÁ SABEDORIA E NEM REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS. 

SEM NADA A SER ALCANÇADO, OS BODDHISATTVAS RECORREM À GRANDE SABEDORIA COM A MENTE LIVRE DE OBSTÁCULOS. LIVRES DOS OBSTÁCULOS, NÃO HÁ MEDO. MUITO ALÉM DE UMA VISÃO ILUSÓRIA, ELES ALCANÇARAM O NIRVANA, TODOS OS BUDAS DOS TRÊS MUNDOS RECORREM À GRANDE SABEDORIA E ASSIM OBTÊM A ILUMINAÇÃO SUPREMA.

 PORTANTO, SAIBA QUE A GRANDE SABEDORIA AQUI É O MANTRA MAIS DIVINO, O MANTRA MAIS BRILHANTE, O MANTRA MAIS ELEVADO, O MANTRA INCOMPARÁVEL QUE ABRANDA TODO SOFRIMENTO. ESTA É A VERDADE, NÃO A FALSIDADE, ASSIM, PROCLAMA O GRANDE MANTRA DA SABEDORIA, PROCLAMA O MANTRA ASSIM: DEPOIS DE IR, IR, IR ALÉM, TOTALMENTE ALÉM, DESPERTANDO NESTE EXATO MOMENTO.

Na última linha está o significado do mantra Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Svaha (alguns recitam novamente tres vezes).

Boa Prática e Reflexão.

Oss.

Baseado em textos Zen.

2 comentários:

  1. Buenos días Ricardo,
    Muchas gracis por compartir este sutra del corazón, muy buena forma de empezar la semana,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Dias, Carina,
      Sí, es muy bonito esto Sutra.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails