Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mestre Daoxin: Significado e Importância do Zazen










































Segundo a Tradição, Mestre Daoxin (ou Dooshin), que viveu de 580 a 651, começou seus estudos aos sete anos de idade e, sete anos mais tarde, encontra o Mestre Sengcan. 

Conta-se que o jovem Daoxin alcança a Iluminação, neste encontro, através do seguinte diálogo:

Daoxin: “Imploro sua Compaixão e ensina-me como obter a Libertação”.

Sengcan: “Há algo ou alguém que te prenda”?

Daoxin: “Não”.

Sengcan: “Então, por que buscas a Libertação”?

Após isto, o Terceiro Patriarca subi a montanha e Daoxin continuou seus estudos nas Escolas Tientai e Sunlun, com forte influência na sua prática.

Mestre Daoxin se torna, posteriormente, o Quarto Patriarca do Ch’na na China, baseando sua doutrina na recitação do nome do Buda, na meditação, no Sutra do Coração e no Sutra da Terra Pura.

Com o tempo, começou a propor que o mais importante era a meditação, este seria o fundamento essencial e com a prática constante, não seria necessária a palestra e discussão filosófica dos Sutras.

O que conhecemos como a prática do Zazen, tornou-se o mais importante. Daoxin sempre evidenciava a prática diligente e sincera da meditação.

Lembremos que Za significa sentar-se e Zen transmite o sentido de meditação, estado meditativo, estar ligado a Fonte. Simplesmente, podemos dizer que Zazen é apenas meditação sentada; porém está mais além do que isto.

Boa Prática.

Oss.

Baseado em textos sobre Zen, Zazen e Daoxin.

2 comentários:

  1. Hola Ricardo,
    Si te puedes sentar a meditar, te puedes sentar simplemente y puedes meditar paseando, es lo mejor para mi y sobre todo en la playa,
    gracias por compartir la reflexión
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Dias, Carina,
      Es verdad, todas las maneras de meditar son muy buenas.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails