Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sábado, 11 de junho de 2011

Uma Técnica de meditação Não-Dual


Hoje em dia, é muito comum a expressão de medo, de raiva, de ser melhor que os outros; isto tudo reflete medo do Ego de mudar e se abandonar. Vemos a expressão atual como medo de pessoas, medo de doenças, medo de assumir riscos, medo da raiva, medo de mudar a sua maneira de ser, etc. Osho diz que isto é um hábito adquirido, logo pode ser mudado por meio de técnicas de meditação e respiração, gradualmente, do medo para amor e compaixão.

Sente-se em qualquer postura que se sentir confortável. Mãos em forma de Mudra Cósmico (mão direita embaixo da esquerda, palmas para cima e polegares se tocam).
A mão direita está conectada com o cérebro esquerdo e o medo brota do hemisfério esquerdo; local da razão. Osho diz que você não encontrará um homem bravo e intelectual ao mesmo tempo.
A mão esquerda está conectada com o hemisfério direito, onde reside a coragem. O cérebro direito é intuitivo; por isso, segundo Osho, um homem bravo dificilmente será um intelectual.

Então relaxe, feche os olhos e deixe sua mandíbula relaxada; comece a respirar pela boca. Simplesmente comece a respirar pela boca, quando você não respira pelo nariz, o antigo padrão da mente não funciona mais. Através de um novo método de respiração, um novo hábito pode ser formado mais facilmente.

Em segundo lugar, quando você não respira pelo nariz, a respiração não estimula o seu cérebro; estimula diretamente o tórax, onde está o Tanden Cardíaco ( Naka ou Shin no Tanden). A respiração nasal, uma constante massagem e estimulação dos hemisférios cerebrais, segundo os antigos mestres orientais. Essa é a razão pela qual a respiração muda nas nossas narinas repetidamente. A respiração através de uma narina estimula um lado do cérebro, e outra, o outro lado do cérebro. Esta modificação ocorre a cada quarenta minutos.
O nariz é dual, a boca é não-dual. Não existe mudança quando você respira pela boca: se você se senta por uma hora, estará respirando da mesma maneira. Respirar pelo nariz, muda automaticamente devido ao Ciclo Nasal.
Com esta técnica, você irá criar um novo estado de silencio, não-dual, tudo fluirá de uma nova maneira. Simplesmente sente-se silenciosamente, por quarenta minutos; mas pode começar gradativamente, até seu corpo se acostumar à postura. Com o tempo, aumente gradualmente, mas não precisa ultrapassar uma hora. Pratique, pelo menos, três vezes por semana.
Oss.
Baseado em artigos sobre Osho; textos sobre Respiração Iogue e Respiração Oriental.

2 comentários:

  1. Hola Ricardo
    Muchas gracias por compartir esta técnica de respiración
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Carina,
      Si, es muy buena esta técnica que Osho nos enseña.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails