Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tadao Okuyama por Kase Sensei



















Em entrevista, Kase Sensei diz ter conhecido Okuyama Sensei, por volta dos anos 50, que era uma pessoa muito enigmática. Quando treinavam, e pediam por mais repetição e precisão, Okuyama Sensei, na época terceiro Dan, apenas sacudia a cabeça e sorria.

Certo dia, souberam que ele foi para as montanhas, atrás do ideal do verdadeiro Budo. Era o discípulo que Yoshitaka Funakoshi tinha enviado para a Escola Militar de Nakado para ensinar aos agentes secretos técnicas de atemi eficientes e mortais; agora larga tudo para procurar a ‘Verdade”. Mais tarde, souberam que foi o próprio filho de Yoshitaka, que estimulou Okuyama a desenvolver sua marcialidade; para Yoshitaka a Arte deveria estar sempre em desenvolvimento.

Foi no Monte Tsukuba, durante seu período de ascetismo, que Tadao Okuyama tem contato com o Omotoo Kyo e, mais tarde, se torna Uchideshi de Inoue Sensei. Segundo Kase Sensei, neste período, era muito difícil entrar e contato com Tadao, agora pertencente ao “alto escalão” da Omotoo Kyo.

Quando Okuyama Sensei retorna ao Dojo de Waseda, apresenta um ataque fulminante, que deixa até mesmo Egami Sensei ( que possuía um bloqueio tido como “devastador”), desconcertado. Tadao Sensei “golpeava antes mesmo de sua mão tocar o nosso corpo”, afirmavam os deshii de Waseda. Ele, ao estudar com Inoue Sensei, leva adiante o ideal de antigo mestre de desenvolvimento contínuo da Arte, além da força e da velocidade. Todos sabiam em Waseda, que Yoshitaka tinha contraído tuberculose aos sete anos de idade e os médicos disseram que morreria antes dos 20 anos de idade; a prática da Arte Marcial o manteve vivo até os 39 anos.

Quanto a Okuyama Sensei, o entrevistado diz que ele possuía “um tipo de poder particular, que não vinha da força muscular nem do kime”; que vinha de outro lugar. Segundo Kase Sensei, foram as idéias e técnicas de Okuyama Sensei, que motivaram Egami Sensei em sua busca “sem copiar mas por compreensão do ideal” do Budo. Egami Sensei vai tornar-se discípulo de Inoue Sensei com Okuyama e Kawanabe Sensei.

Bom fim de semana

Oss.

Baseado em entrevistas de Kase Sensei sobre o Dojo de Waseda.


5 comentários:

  1. Buenas tardes Ricardo,
    Muchas gracias por compartir este artículo, no es la primera vez que leo que personas enfermas o débiles se han fortalecido practicando técnica y espiritualmente un arte marcial
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes, Carina,
      Realmentre son muchos relatos de personas que mejoran la salud a traves de la pratica marcial como, también, Egami Sensei y O'Sensei.
      Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Boa noite amigo,

    Poderia me indicar por favor onde consigo mais informações sobre sensei okuyama. Seus métodos e filosofia.

    Bondade e gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Se possível gostaria de maiores informações sobre o lendário sensei okuyama, sua filosofia de karatedo e seus métodos de karatejutsu.

    Bondade e gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Sálomon,
      Todas as informações sobre Tadao Okuyama Sensei, que escrevi alguns artigos sobre isto, vem de artigosde alunos de Funakoshi O'Sensei, assim como dos que foram alunos de Inoue Sensei e Funakoshi O'Sensei aos mesmo tempo. São diversas entrevistas de Kase Sensei e Harada Sensei, assim como artigos e entrevistas de Kawanabe Sensei. Egami Sensei, foi contemporâneo de Okuyama Sensei, sendo que seu filho M. Egami Sensei e seu discipulo Aoki Sensei, praticantes de Shintaido, possam ter algumas informações adicionais. Os dois alunos diretos de Tadao Okuyama Sensei, ainda vivos que eu conheço, são Harada Sensei e Kawanabe Sensei. Mestre Kawanabe, que recebeu os ensinamento de Okuyama Sensei, Inoue Sensei e Funakoshi O'Sensei tem ensinando o Hachiriki; só é possivel ter acesso a estes ensinamentos no Japão. Harada Sensei, tem dojos na Inglaterra, e tem seminários em Portugal (ele fala português, pois veio para o Brasil no final dos anos 50); ele demonstra alguns ensinamentos de Okuyama Sensei e Inoue Sensei.
      Se você visualizar no blog, vai encontrar alguns artigos em que falo um pouco mais de Okuyama Sensei, porem, muito pouco nos foi transmitido de suas técnicas, já que nos ultimos 20 anos de sua vida, lecionava apenas nos Dojos da Omoto Kyo, e, uma vez por ano, treinava durante um mês com Kawanabe Sensei.
      Espero ter podido ajudar, obrigado por seu comentário.
      Abraço.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails