Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tadao Okuyama por Harada Sensei



Harada Sensei entrou na equipe de Karatê-Do, em Waseda, por volta de 1949. Nesta época, Tadao Okuyama era terceiro Dan e tinha um comportamento distante para com os outros praticantes.
Estava no seu periodo de ascestismo, quando foi viver no Monte Tsukuba e posteriormente, na Omotoo Kyo. Quando, anos mais tarde, Okuyama Sensei retorna, vai morar no alojamento que Harada Sensei dividia com mais três colegas (todos deviam morar em um alojamento para cinco pessoas). 

Para Harada Sensei, que estava sob a supervisão de Egami Sensei, foi marcante, pois nos próximos 18 meses fica sob supervisão de Tadao Okuyama Sensei.

Certo dia, em 1955, Okuyama Sensei chama Harada Sensei para treinar e este último relata: “não podia derrotá-lo, ele tinha algo muito especial com ele”. Okuyama Sensei pedia para atacar cada vez mais rápido e mais rápido; logo Harada Sensei sentia o ataque da palma da mão aberta sobre sua cabeça e seu mestre ainda não tinha encostado fisicamente a mão nele: “mas eu senti o poder, que poder; nunca tinha sentido nada igual antes, em nenhum lugar”. A lembrança dos treinamentos de Okuyama Sensei impacta a mente de Harada Sensei até hoje, pois aconteciam fosse dia ou noite; não tinha hora ou lugar.

No alojamento, durante a noite, Harada era acordado pelo mestre com golpes no ombro, para ser avaliado quanto a sua reação. Geralmente o mestre ficava parado vendo a reação do deshi, como este demorava a reação, o Sensei balançava a cabeça com o sinal de negação e ia dormir. Isto acontecia várias vezes durante a noite. Harada Sensei contou que chegava destroçado e muito cansado nas aulas.

Era comum, outras vezes, encontrar Okuyama Sensei, imóvel, a fixar a chama de uma vela, noite toda no escuro. Quando questionado, que fazia e porque fazia, respondia: “Só observo”.
Outras vezes, amarrava uma vara a um fio e prendia este ao teto; mostrava que golpeando forte por um lado, o outro reage. Então Okuyama Sensei lhe dizia: “Harada, é muito difícil rompê-lo”. (1)

Durante os treinos, após a realização de determinada técnica, Okuyama Sensei perguntava ao seu discípulo Harada qual era a sua sensação e percepção do que tinha executado, o que tinha sentido.
Desses treinos, Harada Sensei guarda recordações de uma prática diferente, de métodos de treino e de uma atitude mental avançados para a época e que dificilmente poderiam ser transmitidos a grandes grupos, mas unicamente através de um contato pessoal, dia após dia.

Bom fim de semana.

Oss.

Texto baseado em entrevistas de Harada Sensei. Abaixo, notas baseadas em artigos de Inoue Sensei e Kawanabe Sensei.

(1) A prática de ser observação, mente vazia.

(2) Okuyama Sensei demonstrava que o ataque não devia ser com força bruta; Mestre Deguchi explicava o ataque tem que ser veloz como um relâmpago e suave ao mesmo tempo para não dar tempo a uma reação.

(3) Assim, como Waka (Yoshitaka) Sensei e Inoue Doshu, Okuyama Sensei treinava com o Bo e o Ken. Esta prática foi feita constantemente, até próximo a sua morte.

Tadao Okuyama Sensei por Kase Sensei

Hakkei

Budo: Técnica das Flores Cerejeira

2 comentários:

  1. Buenos días Ricardo
    Muchas gracias por este articulo, es cierto si se entrena infinidad de veces uno puede sentir el ataque antes de que se produzca, como lo hacia O Sensei
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Días, Carina,
      Por los artículos escritos por diversos autores, tenemos conocimiento de que Tadao Okuyama, fue uno de los que formó parte del grupo de estudio de las técnicas más avanzadas, de Budo, desde el período en que fue para Omotoo Kyo, así como lo fue con Ueshiba O'Sensei e Inoue Sensei.
      Muchas Gracias por tu comentário.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails