Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Ação e Tada Ima.










Só existe a ação de Observar, só existe o Fluxo da Realidade, a mente é apenas um instrumento. Mente vazia e alinhada com a Consciência, o Fluxo se faz; mente cheia, bloqueia o Fluxo. 

O Zen nos indica o Caminho (Do), porem não há nada para achar no fim do Caminho; pois não há fim, só existe o Caminhar. Tada Ima, cada instante é único, este é o “plus” do Caminhar: Consciência a cada instante, a cada passo, a cada trecho da jornada.  Não sou eu quem caminha,existe apenas o caminhar; mas existe uma atenção ao instante presente. 

 Muito comum, encontrarmos o foco no futuro: “Como será o fim do Caminho? O que vou encontrar? Qual será minha vitória ou mérito?”. 
Tudo isto é miragem, isto não existe naquele instante; então por que focar em algo que não existe? Por que deixar de vivenciar o Caminhar? Por que passar e não vivenciar aquele instante, já que nossa mente está repleta e focada num possível futuro, que não existe?

O Passado assim o é porque já vivenciamos aquilo, e ele só existe na mente. O Futuro assim o é porque projetamos algo, e ele só existe na mente. Só existe mesmo o momento presente e único, o Tada Ima.
Quando fazemos algo, somos a ação, e não pensando no resultado daquela ação; esta lição já nos foi dada várias vezes: Inoue Sensei, Osho, Satyaprem, Dan Millman, Buda, Jesus, ....

Com mente vazia e com o foco na ação, é o alinhamento que nos leva ao Fluxo da Realidade e à Afinidade com o Universo (ou Existência). Inoue Sensei dizia que o ato de bloquear o Fluxo é que nos traz dissabores: doenças, frustrações, ansiedade, insônia .........

Fazer contato com a Realidade é isto: seja a ação. No treino, seja treinar; no Caminho, seja caminhar e no trabalho, seja trabalhar. Sua mente pode estar focada ali, porém a conexão com o Universo persiste.

Boa Semana e boa reflexão.

Oss.

Baseado em artigos de Zen, de Satyaprem, de Osho, de Dan Millman e Inoue Sensei.

2 comentários:

  1. Hola Ricardo,
    Muchas gracias por esta hermosa reflexión, es lo que aprendemos con el tiempo a vivir el momento sin preocuparnos por el mañana, y dejar atrás lo que pasó ayer,
    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Carina,
      Muchas gracias a ti por este bello comentário.
      Enhorabuena una vez más.
      Abrazo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails