Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Shin'ei Taido no Brasil: Técnica


É de conhecimento geral, sobretudo pelos praticantes de Artes Marciais tradicionais do Japão, que estas baseiam-se no Zen, na filosofia do Bushido e na reprodução das técnicas tradicionais dos clãs como a base.
Os estudiosos entendem não existir técnicas exclusivas desta ou daquela arte marcial, afirmam que vieram da mesma fonte; se desenvolvendo paralelamente por centenas de anos e pertencentes ao Universo. Variam-se as interpretações. Ao
longo dos tempos, os Grandes Mestres teriam interpretado, sistematizado e unificado estas técnicas, aparecendo as Escolas. Após a abertura do Japão para o, houve a descoberta de algumas destas Escolas no Ocidente; achando-se mesmo só existirem estas. No imaginário popular, criou-se a idéia de técnicas exclusivas de cada Arte. Portanto, sem muito importar ao final se a técnica pertence ao universo por natureza ou aos grandes Mestres por mérito, nossa Escola, assim como outras do Koryu, entende a necessidade do estudo de outros sistemas.
O shin’ei Taido se atem a evolução dos tempos, sempre foi assim que a arte do Clã Inoue se manteve viva até hoje. Tudo sem o intuito de competição e sempre estendendo os laços de cordialidade para com as outras Artes e Escolas. Nossos laços de amizade são muito grandes com várias Escolas de Sogobudo, Karate-do,
Aikido, Iwama Aikijujutsu, etc.
Os graduados são estimulados a participar de treinos e workshops nacionais e internacionais com Mestres de outras Artes, para manter-se a evolução sem perdermos o espírito principal. Por isso o Shin’ei Taido se mantém sempre atualizado, inclusive com uma estratégia de auto defesa.
O mundo mudou muito tecnológicamente nos últimos 50 anos assim como as técnicas de agressão. As escolas marciais samurai sempre estão atualizando as técnicas para poder sobreviver, sem perder a tradição. Exemplo, por não ter se atualizado aos tempos, foi o Clã Takeda, que foi extinto por não se adaptar às armas de fogo, que seus inimigos utilizavam; em nome da tradição os Takeda foram para o campo de batalha com cavaleiros, infantes e arqueiros enfrentar os arcabuses de Oda e de Tokugawa. Além de ótimos guerreiros, foram exterminados os excelentes generais fiéis ao Clã.

Mantemos o lema dos Inoue: ficar fiéis à tradição e, ao mesmo tempo, cientes da realidade vigente; esta é nossa prática diária. Atualização mantendo a Realidade do Ki, como citavam Inoue Sensei, Egami Sensei e Kawanabe Sensei; sempre estudiosos da atualidade sem perderam a relação com a Tradição.


Justamente por manter a Tradição, esta Arte não publica vídeos ou sequência de imagens de execução de técnicas; assim como comentários sobre elas. O conhecimento será transmitido exclusivamente dentro do Dojo. Conceito de evitar lesões, como falava nosso Soke Inoue, que haja prática sincera sob supervisão.
O próprio Inoue Sensei estimulava a atualização das técnicas, acompanhando a “realidades dos tempos”; podemos lembrar suas conversas com Sokaku Takeda Sensei. Mestre Inoue mostrava a Takeda Sensei que as técnicas podiam ser feitas de outras maneiras e não apenas como nos primórdios. Todos os membros do Clã Inoue receberam a mesma denominação honorífica de maestria desde o século quinze, porque o Clã sempre atualizava as técnicas sem perder a sua essência.
Portanto ficar fiéis exclusivamente à tradição è correr o risco de não estar preparando adequadamente os estudantes para a realidade vigente. Logo, agregam-se valores reconhecidamente eficientes de outros sistemas e aumentar, ainda que de forma sublime, a capacidade de proteção de nossos praticantes; não os expondo a riscos e lesões. Todas as técnicas expostas já foram postas em práticas, sempre testado pelo grupo de estudos. Não existe verdade única, existe Realidade Única.
Oss.
Baseado em trabalho de pesquisa de Filipe Fernandes Sensei, artigos sobre Clã Takeda e entrevistas de Inoue Sensei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails