Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Movimento Espontâneo e Técnica


Outro dia me perguntaram de novo sobre movimentação e técnicas. Quase repeti a frase de Inoue Sensei:
 "Não existem técnicas, não existe nada". 

Porém não adianta falar de matemática de nível superior se não aprendemos o básico, afirmava Mestre Inoue. Não existem movimentos pensados e oriundos da mente; a mente é pura ilusão, ela não existe na matéria.

Quando Inoue Doshu explicava que sabemos todos os movimentos em nosso interior, ele falava de fazermos conexão com o Universo através da Consciência; que é primordial, imóvel e permanente. A mente ativa é apenas ruído de comunicação; os movimentos à partir dela são movimentos distorcidos. Consciência e Realidade de Fluxo são a mesma coisa. O "movimento" e a pausa são dois aspectos da manifestação da Realidade de Fluxo.

Então, através da mente vazia (Mushin) que o corpo manifesta a movimentação natural; por isso não existem técnicas, pois a finalidade é  a expressão natural em cada um. Por isso O'Sensei Ueshiba falava da "meditação em movimento". Muitos textos e livros de Osho citam que ele explicava muito bem isto em seus seminários.

Pensar e se fixar exaustivamente em técnicas, é acorrentar o seu próprio corpo; é ficar pesado e sem conexão com o todom romper sua conexão com o Universo. A proposta do Shin'ei Taido é fazer conexão com o todo, a cada instante.

Pratiquemos esvaziar a mente, pratiquemos a meditação do movimento..

Bom treino.

Oss.

Baseado em artigos de Zen, Inoue Sensei, O-Sensei Ueshiba e Osho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails