Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Inoue Sensei: Arte Marcial Única


Muitas vezes, quando visitam o dojo, procuram achar semelhanças no Shin’ei Taido com outras escolas de aikijujutsu, porem a técnica é única, como sempre afirmou Inoue Sensei e outros artistas marciais.

Conforme afirmam artigos de antigos mestres de Shinwa Taido, Inoue Sensei já praticava com uma técnica vigorosa em 1915, graças ao estilo e técnicas próprias da linhagem Inoue, advindas de séculos de treinamento deste Clã Samurai, além dos anos de prática com Takeda Sensei e outros mestres contratados pela família.

Para que muitos possam entender porque muitos mestres, era uma prática antiga entre as escolas do antigo Koryu, quando um praticante daquela linhagem atingia a maestria ela tinha de fazer o Mushashugyo.

Mushashugyo é um treino itinerante por várias escolas de Artes Marciais, para aprimoramento e troca de experiências. Pode durar de 2 a 4 anos. Como os Inoue eram uma família de grandes posses, os grandes mestres vieram a eles para esta prática de Inoue Sensei. Isto explica vários dojos privados de treinos em diversas propriedades dos Inoue, lembrar que construíram um apenas para a prática do Daito-ryu, quando já tinham um anterior para a prática do Judo na mesma propriedade.

O Shin’ei Taido é uma técnica vigorosa, advinda da linhagem Inoue, onde se usa os centros de energia e conceitos zen. Na movimentação usamos um quarto de circulo e, no máximo, meio círculo; o que seja mínimo, mais rápido e mais eficaz. Não existe circulo completo visando uma técnica de articulação. A técnica é sempre uma resposta eficaz para a situação. Utiliza-se o corpo todo e em todas as situações. Devemos lembrar que é uma escola de linhagem Samurai. Ataque rápido e resposta rápida.

A etiqueta e o respeito são sempre mantidos, assim como o Ideal de IKI com treino sincero e verdadeiro. Não podemos estereotipar, imitar, copiar e repetir simplesmente por repetir. Não é uma Arte para demonstração e a seleção do Deshi sempre é feita, como nas antigas escolas de Koryu, avaliando a real intenção. Conforme afirmava Inoue Sensei: “Shin’ei Taido é uma Arte onde não existe espaço para o ego; a prática tem de ser sincera, respiração e suor verdadeiros, através da Força Realidade do KI ao invés do Aiki. É desta Realidade que o ki não deixa de fluir ( o que seria desastroso); existindo uma ressonância com a energia de Criação,conforme o Yamato Damashii. Através do estudo de IKI, fazemos que a Realidade do fluxo do ki seja constante.”

Termino com a frase de Kawanabe Sensei “com Inoue Sensei eu aprendi a substancia do Budo”, além da essência.

Bom fim de semana.

Oss.

Baseado em artigos de Shinwa Taido, entrevistas de Inoue Sensei e Kawanabe Sensei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails