Esta Arte Marcial tem por característica resgatar toda Tradição Marcial dos primórdios da civilização japonesa, quando o homem vivia perfeitamente integrado consigo mesmo e com o Universo. Neste conceito, através do treinamento captamos a energia do Grande Universo e depois passamos a utilizá-la, tendo o centro do corpo como área de difusão. Através da consciência do fluxo de energia tudo é possível e podemos esquecer o uso da força física. Com a meditação, esvaziamos a mente e com a prática do Shin’ei Taido também.

Com a mente e o interior pacificados, não há medo, nem raiva, nem angústia nem pânico; saímos das emoções e dos pensamentos. Se considerarmos isto como objetos do aprisionamento humano, entramos na dimensão da Consciencia, aonde nos conduz o Shin’ei Taido. Tanto homens, mulheres, pessoas de todas as idades podem se integrar nesta prática saudável.

Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Budo: As Nove Visões da Meditação Zen


Mestre Huang-Po dizia: “O ser humano tem medo de esvaziar suas mentes, achando que será engolido pelo Vazio. Porém não percebe que sua própria mente é o Vazio”. 

Vamos falar sobre algumas regras que foram intituladas as Nove Visões, que eram muito difundidas no período Medieval Japonês, entre os Bushii e monges.

1. Observar as regras básicas do Zazen

Sentar-se, seja em Seiza, Lotús ou em cadeira. Manter coluna ereta, postura adequada para a meditação. Mãos em mudra cósmico.

2.Respirar com o Hara no Tanden

Centrar a respiração em 3 dedos abaixo do umbigo. Inspire lenta e calmamente. Solte o ar pela boca. Lingua no céu da boca.

3.Manter o Espírito Calmo

Apenas sente-se e deixe o fluxo de pensamentos passarem, sem interferir. Eles se dissipam como as nuvens. A mente esvazia.

4.Pleinitude

À medida que os pensamentos se evaporam, abandone-se. O corpo será suprido pelo ki, que agora penetra pelos Tanden. Perceba a pleinitude.

5.Sabedoria Natural

Com a mente pacificada, tudo fica claro e vem a Consciência do que sempre foi.

6.Liberdade

Neste estágio, quando se liberta do ego, nada mais o engana.

7.A Vacuidade

É o céu em que as nuvens (pensamentos, emoções)sumiram; tudo é claro e brilhante. Seu estado original.

8.Visão Maravilhosa

A Consciência e Compreensão permeiam sua vida diária e seu treinamento.

9.Perfeição

É o Enso, Circulo Zen: Vazio e Repleto, Dual e Não-Dual, Transcendente e Imanente.

Diz o ditado: “Antes do Zen, as montanhas eram montanhas; no inicio do Zen, as montanhas deixaram de ser montanhas; agora elas são montanhas novamente e percebo que sempre foram”.

Boa Reflexão.

Oss.

Baseado em artigos sobre o Zen e Budo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails